Por Lúcio Castellano

Na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, a partir das 20h,  a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) vai inaugurar o Memorial do Comércio e a Sala do Conselho Superior, como parte das comemorações pelos 32 anos de fundação da entidade, completados no último dia 10. O Memorial será um espaço para permanente visitação, enquanto a Sala ficará aberta aos membros do Conselho e servirá como ponto de apoio para dirigentes de entidades co-irmãs. A sede da CDL, fica localizada na rua Luiz Soares, 520, próximo ao Estádio Uberabão.

"A palavra "memorial" significa, entre outros, lembranças, memória, memorável. E reside exatamente aí o principal objetivo da CDL que é o de criar um espaço aonde se encontre peças, fotos e documentos que sejam uma viagem ao passado através das páginas comerciais da história de Uberaba", explica o presidente da CDL. De acordo com Fúlvio Ferreira, no Memorial do Comércio serão apreciados diversos objetos que foram do uso de lojas nos últimos cem anos.

Balanças, caixas registradoras, máquinas de calcular, autenticadoras, máquinas de costura, de escrever, computador, aparelhos de fax, telefones, fotos, documentos fiscais entre outros estarão expostos.  "Visitar o Memorial do Comércio será um passeio pela história. Será um "virar a página anterior" de nossas vidas e reviver, ainda que por instantes, as lojas, os armazéns, as "vendas" de outros tempos que existiram em nossa cidade e fizeram parte de nossas infâncias", diz.

O Memorial do Comércio é uma iniciativa da CDL, porém, vale destacar, conta com o apoio do advogado, escritor e historiador Guido Bilharinho e Arquivo Público. Todas as peças do Memorial do Comércio foram doadas.

De outra parte, sobre o aniversário da CDL, Fúlvio Ferreira afirma que a CDL Uberaba tem se tornado referência para as demais câmaras do Brasil. "Esse aniversário é um acontecimento marcante e eu fico muito lisonjeado de estar completando 32 anos da Câmara", destaca.

O presidente do Conselho Superior da CDL, Januário Marques de Oliveira, disse ser muito significativa a comemoração, aliada às duas inaugurações. "Nesses 32 anos, nunca me afastei da CDL que chegou, onde chegou, graças à sequência do trabalho desenvolvido por grandes presidentes".

O Conselho, vale lembrar, é integrado pelos ex-presidentes. Daniel Fabre é um deles e assinala: "A CDL nasceu em uma garagem e hoje possui uma sede de quase 4 mil metros quadrados", finaliza.

CDL 32 anos_site

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.