Evento do Sebrae-MG oferece oportunidades para pequenos negócios crescerem; em Uberaba, a iniciativa tem a co-realização da CDL
A cidade de Uberaba será a anfitriã, no período de 24 a 27 de outubro, do projeto “Meu Primeiro Negócio”, promovido pelo Sebrae-MG. Destinado a empresários de pequeno porte, o encontro objetiva fornecer-lhes orientação, consultoria, capacitação e oportunidades para conquistar mercados.
“Nosso propósito é facilitar a vida dos micros e pequenos empresários em potencial, oferecendo-lhes condições para formalizar sua atividade”, explica o analista da Unidade de Atendimento Individual ao Empreendedor do Sebrae-MG, Breno Barony.
Formalizar o negócio significa, para o aspirante a empresário, a possibilidade concreta de obtenção de lucro em curto prazo. E, para aquele que já está em atividade, o Meu Primeiro Negócio é a oportunidade para fortalecer sua atividade. “Assim, pipoqueiros, sapateiros, costureiros, diaristas, eletricistas, cabeleireiros, pintores, pedreiros, e tantos outros profissionais autônomos, podem se transformar em empreendedores individuais e desfrutarem de algumas vantagens” acrescenta Barony.
As vantagens são, entre outras: registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que permite empréstimos bancários e emissão de notas fiscais; isenção de impostos federais e benefícios como auxílios-maternidade ou doença e aposentadoria.
“Para desfrutar de tudo isto e muito mais nos quatro dias do Meu Primeiro Negócio, basta que o faturamento seja de R$36 mil reais por ano (o teto definido para o chamado Empreendedor Individual (EI), que deve passar para R$ 60 mil em 2012), não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter, no máximo, um empregado contratado, que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria”, enfatiza o analista Barony, ao informar os requisitos básicos para um EI.
O evento terá início no dia 24, segunda-feira, às 18h30, no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho (R. Felipe dos Santos, 286, bairro Abadia). Primeiro, haverá uma apresentação do Grupo de Percussão de Uberaba e, a seguir, a palestra magna “Comprometimento e Motivação”, com a especialista Leila Navarro. Nos dias seguintes, a programação estará concentrada na sede da CDL Uberaba, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, e as atrações serão variadas: mostra de oportunidades de negócios, consultorias, orientações, palestras e oficinas.
Com início sempre às 13h, os participantes apreenderão técnicas de artesanato; entenderão como elaborar e conduzir cadastros, crédito e cobrança, controles financeiros e outros procedimentos; receberão informações valiosas nas clínicas tecnológicas (elaborar layouts, aumentar a eficiência, montar vitrine, etc.) e dicas importantes em consultorias diversas.
As expectativas indicam que, mais uma vez, o evento apresentará números expressivos, como os registrados neste ano, em Juiz de Fora (3.850 capacitações), São Sebastião do Paraíso (3.570), Unaí (5.763), Ipatinga (3.114) e Poços de Caldas (3.179). Desde a primeira edição, em 2007, o Meu Primeiro Negócio contabiliza mais de 35 mil pessoas presentes, cerca de duas mil atividades e aproximadamente 40 mil capacitações, em cidades de todas as regiões mineiras. Os interessados em participar do evento em Uberaba podem se inscrever pelo site www.sebraemg.com.br. Maiores informações, pelo fone 0800 570 0800.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG , com adaptações