
Ministro Pimentel e o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro
O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel reuniu-se no dia 17 com os varejistas mineiros participantes da NRF. Durante pronunciamento, o ministro Pimentel reconheceu a falta de crédito ao varejo brasileiro, assumindo o compromisso de buscar junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) novas linhas de financiamento. Além disso, se comprometeu a trabalhar para que o Brasil desonere a folha de pagamento para fomentar o emprego, sendo também receptivo quanto às demandas de flexibilização das leis trabalhistas, entendendo não ameaçar direitos trabalhistas já consagrados.
Dois pontos foram recorrentes entre os empresários que se manifestaram: a desoneração da folha de pagamento e a flexibilização das leis trabalhistas. “Entendo que as propostas para flexibilizar a legislação trabalhista não ameaça os direitos adquiridos e consolidados”, considerou Pimentel. “E esse cenário de pleno emprego do Brasil é o momento oportuno para uma campanha capaz de convencer os legisladores a promoverem essas mudanças”, prosseguiu. “Sou solidário com a causa e ajudarei no que for possível”, enfatizou. Sua ressalva foi relativa à desoneração: não será possível nenhuma mudança que promova déficit na Previdência.
O presidente da Confederação, Roque Pellizzaro Junior, solicitou a intervenção do Ministro para a regulamentação do “cadastro positivo”, reivindicando que a CNDL/SPC Brasil participem desta discussão.