Por Lúcio Castellano

Fúlvio acompanha entrevista do Ministro Luppi

Fúlvio acompanha entrevista do Ministro Luppi

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, proferiu palestra institucional sobre o tema "Empregabilidade e Renda", na manhã desta sexta-feira, no auditório da CDL Uberaba, para um público formado por empreendedores, lideranças políticas e sindicais da cidade e  região. Em sua saudação ao ministro, o presidente da entidade, Fúlvio Ferreira, relatou ao visitante e aos presentes o importante papel da CDL no processo de capacitação e qualificação de mão-de-obra para o mercado, destacando, entre outros pontos, a disponibilidade de uma completa estrutura física de cerca de 2 mil metros quadrados de área construída, incluindo a sede da CDL e do Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba). "Sempre temos que aprender e buscar novos conhecimentos para conseguirmos atingir os objetivos traçados para o desenvolvimento da nossa atividade comercial", destacou o dirigente lojista.

O ministro Carlos Luppi, por sua vez, iniciou seu depoimento falando de sua vida, a partir dos 13 anos de idade, quando assumiu o papel de arrimo de família, passando pelo trabalho como jornaleiro e balconista, até o atendimento ao convite do então presidente Lula, em 2007, para ocupar o cargo de titular da Pasta e que permanece até hoje. Disse que, de 2003 até agora, o país gerou cerca de 18 milhões de empregos formais. Quanto ao salário mínimo, observou ter crescido 54% acima da inflação. "Salário não gera inflação. Hoje o Brasil dá certo devido ao aumento real de renda e pelo investimento na produção", diz.

Ainda de acordo com o ministro Carlos Luppi, o Brasil deu início a uma nova etapa, ou seja, "não basta gerar emprego, mas, sim, gerar emprego de qualidade". Anunciou que o Sistema Mais Emprego começa a proporcionar resultados positivos, através da abertura de oportunidades de trabalho. Pelo novo modelo, o trabalhador incluído no Seguro Desemprego passa a ser encaminhado para cursos de capacitação profissional, com a finalidade de abreviar seu retorno ao mercado. Nas cidades onde o sistema foi implantado, revelou, registra-se uma economia da ordem de 10% na destinação de recursos para o referido seguro.

Por fim, o ministro Carlos Luppi defendeu a formação de mão-de-obra qualificada e de cientistas. Quanto ao momento da economia, disse que praticamentre todos os setores estão "indo bem", observando-se aspectos de sazonalidade.

CONFIRA MAIS DETALHES NA GALERIA DE FOTOS

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.