Por iniciativa do SebraeMG/Uberaba, foi realizada neste mês de julho, missão técnica empresarial à cidade mineira de Juiz de Fora, formada pelo secretário municipal Cláudio Costa Junqueira (Planejamento), pela subsecretária Maria Paula da Cruz Meneghello (Planejamento) e pelo diretor Comercial e de Expansão da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Ângelo Crema. A visita com o objetivo de conhecer o “Shopping a Céu Aberto”, que reúne mais de 500 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, da antiga “Manchester Mineira”. Iniciativa fez parte do Projeto Desenvolvimento do Comércio e Serviço de Uberaba, que funciona há quatro anos no município.
Os uberabenses foram recepcionados pelos secretários municipais André Luiz Zuchi Conceição (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda), Elizabeth Jucá e Mello Jacometti (Planejamento e Gestão), Basileu Pereira Tavares (Atividades Urbanas) e Fúlvio Piccinini Albertoni (Fazenda), além dos diretores da CDL Juiz de Fora Marcos Tadeu Andrade Cassarin (vice presidente), Ronaldo Chaopp Mockdece (diretor) e Carlos Fernandes (Executivo).
No início, dúvidas - Em companhia dos dirigentes da CDL Juiz de Fora, a comitiva percorreu todas as áreas comerciais da área central da cidade. As galerias, que fazem de Juiz de Fora um verdadeiro shopping a céu aberto, surgiram quando o comerciante e ourives Artur Vieira anunciou, em 1923, a construção da Galeria Pio X, na Rua Halfeld, muitos chegaram a duvidar de sua sanidade mental e acharam que a obra iria colocar em risco sua fortuna. Hoje, o sucesso é absoluto. Só na Rua Halfeld 12 delas fazem ligações com as ruas laterais. E se é bom para quem compra, é melhor ainda para os comerciantes. Outras três ruas integram o complexo, estando avançados os estudos para que outras vias sejam incorporadas ao projeto - um labirinto onde os endereços se cruzam. E a saída é uma só: comércio e prestação de serviços.
O comércio de Juiz de Fora apresenta uma particularidade que encanta seu visitante: ser constituído por uma rede de galerias que interligam várias ruas. Formando um enorme shopping a céu aberto, as lojas oferecem todos os tipos de mercadorias, das mais simples às mais sofisticadas. Além disso, bares, restaurantes e edificações como o Cine Theatro Central e o Cine Palace, dão um toque de glamour às ruas centrais da cidade.
O vice-presidente da CDL Juiz de Fora, Marcos Casarin, destacou que, além dos calçadões, a cidade conta com outros movimentados polos de varejo, pelos bairros e que funcionam de forma independente. “A maior concentração fica no centro. Temos um shopping center na área, além do bem próximo Shopping Independência, com 200 lojas, e um terceiro em construção, em local um pouco mais distante”, diz.
Firmeza contra informalidade - Em sua fala, o dirigente lojista fez questão de destacar que “o Poder Público, de uns anos para cá, não deixa expandir o comércio ambulante na cidade. O que tem continua. Esperamos, agora, a implantação de um camelódromo (para abrigar os poucos camelôs ainda existentes)”.
“No começo de implantação dos calçadões houve resistência, como ocorre em outros lugares. Hoje, porém, nosso “Shopping a Céu Aberto” está definido, precisa de uma revitalização mais leve, mas, na realidade, é sucesso garantido e não há mais dúvida disso”, diz Marcos Casarin.
A secretária de Planejamento, Elizabeth Jacometti, por sua vez, salientou que “os nossos calçadões formam um centro vivo, onde temos estrutura de galerias junto com os calçadões. Por isso, é muito importante para o centro da cidade mantendo-o ativo, organizado e dinâmico”. Disse que o trabalha da administração é em parceria com a CDL e demais entidades empresariais da cidade.
Ampliação à vista - Seu colega da pasta do Desenvolvimento Econômico, André Conceição, reforçou que o projeto surgiu naturalmente. Juiz de Fora polariza uma região com cerca de 2 milhões de habitantes. A cidade tem mais de 520 mil habitantes e uma das mais importantes universidades federais do País, a UFJF. A população flutuante, diária, é de quase 70 mil pessoas. “O comércio aqui é muito forte, e sempre foi um comércio de centro de cidade. As pessoas vêm com frequência à área central. Então criou-se essa característica. Desenvolvemos projetos para ampliar os calçadões, com a finalidade de continuar mantendo essa característica de Juiz de Fora”, diz.
O “Shopping a Céu Aberto” é formado pelas ruas São João, Halfeld, Marechal e Mr Bull. Em todas, passam pedestres o tempo todo. O centro está praticamente todo em calçadão. São mais de 500 lojas nessa parte dos calçadões, incluindo instituições bancárias, comércio e todo tipo de serviço.
Apoio fundamental - Para o Executivo da CDL Juiz de Fora, Carlos Fernandes, foi muito importante essa ação feita pelo Sebrae Minas, em conjunto com a CDL e Prefeitura de Uberaba. “O calçadão permite que as pessoas convirjam para o shopping a céu aberto. Daí a necessidade de se proporcionar as condições facilitadoras para que os consumidores possam comprar com tranquilidade, lazer e ajudar o município, de uma forma geral, no seu processo econômico, porque, como todos sabem, o comércio é um importante empregador e transferidor de renda”, expôs.
Participante do Projeto Desenvolvimento do Comércio e Serviço de Uberaba, o diretor Comercial da CDL Uberaba, Ângelo Crema, reconhece, inicialmente, a real importância do apoio dado pelo Sebrae Minas, através do Escritório Regional de Uberaba. “Já realizamos outras visitas técnicas onde houve a revitalização do centro da cidade. Dentre elas, São Paulo [ruas João Cachoeira e Oscar Freire] e Curitiba, entre outras. Em Juiz de Fora, segundo ele, o centro passou a ser uma área turística a fomentar o comércio.
“Hoje, em Uberaba, no nosso centro comercial, nós encontramos uma dificuldade muito grande. É necessário adotar um padrão organizado para as fachadas das lojas, seguindo exemplos bem sucedidos e com sucesso em outras cidades”, diz.
Sobre o novo sistema de transporte coletivo, o lojista disse: “Conhecemos o funcionamento de BRTs, em algumas cidades, e podemos assegurar que o sistema de transporte coletivo não isola população, em especial o consumidor do centro da cidade. Por uma série de fatores, o BRT de Uberaba será muito bom para o nosso setor central”.
Ângelo Crema ressalta, de outra parte, que o Sebrae é um grande parceiro da CDL Uberaba, há muitos anos, inclusive desenvolvendo projetos e realizando pesquisas para a revitalização da área central da cidade. “Nós precisamos muito do poder público. A Prefeitura precisa vir conosco. O sinal positivo foi a presença do secretário Claudio Junqueira e da subsecretária Maria Paula na viagem a Juiz de Fora. Participamos com eles de reuniões na Prefeitura e na CDL. Fomos muito bem recebidos. O centro de Juiz de Fora é maravilhoso. É um ponto turístico. O nosso desejo, em Uberaba, é que os visitantes que estejam nos nossos hotéis desçam ao centro da cidade, para passear num centro prazeroso e cultural . Que possam olhar as estruturas dos prédios e não passem correndo de cabeça baixa como vem acontecendo atualmente. Temos projetos elaborados e o prefeito Paulo Piau tem interesse em revitalizar o centro da cidade”, acentuou o diretor da CDL Uberaba.
Avaliação dos representantes da Prefeitura de Uberaba
A subsecretária Maria Paula Meneghello fez a seguinte avaliação do que viu em Juiz de Fora:
“Vimos calçadões em várias ruas. Não numa só. Funcionando muito bem como um shopping a céu aberto. Lá tem a características daquelas galerias que ligam uma rua na outra que facilita ainda mais esse trânsito. Mas a gente vê calçadão limpo. Calçadão extremamente movimentado. Com lojas muito boas. Não são lojas apenas populares. As melhores lojas e marcas que têm, por exemplo, no Rio de Janeiro, estão lá representadas nesse espaço. As fachadas estão limpas. Elas não têm aquela guerra de letreiros. Os letreiros são padrão de shopping fechado. Uma coisa limpa. Uma coisa agradável. E muito cheio de gente. Então, isso é um atrativo para as pessoas. Interessante também que, lindeira a essas áreas tem uma avenida por onde passa o BRT, que é um atrativo para as pessoas que estão ou que vão nesse shopping a céu aberto. Isso para nós, em Uberaba, é muito interessante, porque vai ser muito semelhante com a situação que nós aqui e que a gente tem desejo de implantar pelo menos na rua Artur Machado. Nós vamos ter um fluxo facilitado de pessoas na Leopoldino, através do BRT. Que vão poder frequentar a Artur Machado, como um calçadão. Então, isso vai facilitar muito o aumento no número de pessoas que vai frequentar esse nosso possível Calçadão da Artur Machado”.
Também o secretário de Planejamento, Claudio Junqueira, avaliou o resultado da missão técnica:
“Achamos muito interessante essa proposta de shopping a céu aberto. Percebemos que há um grande movimento de pessoas, aliado ao BRT, que estão implantando em JF. Achei uma opção diferente e a ser analisada. Acredito que possa agregar, obviamente, unindo a iniciativa privada com o Poder Público, para poder estudar uma forma que atenda a contento a todos . Foi muito válida a visita. Cabe aprofundar mais e verificar essas possibilidades para a melhoria do comércio. Fomos a Juiz de Fora para sentir “in loco” essas possibilidades, de acordo com orientação do prefeito Paulo Piau, tendo em vista a proposta de implementar melhorarias no centro da cidade”.