Por Lúcio Castellano - Fotos Facebook

Abertura - 23ª Convenção Estadual do Comércio

Participantes assistiram à abertura oficial preparada especialmente para dar as boas-vindas ao maior evento do comércio do estado e encantar os espectadores;  a CDL Uberaba está representada pelos conselheiros Januário Marques de Oliveira, Daniel Fabre e Fúlvio Ferreira. Fúlvio é, também, diretor da FCDL-MG

Aproximadamente 800 participantes, entre dirigentes lojistas e grandes empresários do estado participaram da abertura oficial da 23ª Convenção Estadual do Comércio e 11º Encontro de Profissionais das CDLs Mineiras, na última quinta, no Hotel Tauá em Caeté.

Abrilhantando a primeira noite, comandada pelo jornalista Paulo Leite, tivemos a cantora Fernanda Silva, cantando a música “Isto aqui, o que é” antes da grandiosa apresentação da Orquestra Jovem das Gerais, regida pelo maestro Carlos Aleixo, que abriu alas para o protocolo padrão, a diplomação dos novos presidentes das CDLs do estado e uma pequena homenagem ao Deputado Antônio Carlos Arantes em reconhecimento a sua relevante atuação a favor do movimento lojista.

Antes do grande final, que ficou por conta do grupo Núcleo Artístico Floresta e sua especial apresentação de dança com a bandeira do Brasil, o presidente da Federação, José César da Costa, convidou os participantes para fazer do evento um sucesso. “Vamos marcar um placar que registre nossa união e a paixão que temos pelo movimento lojista”, finalizou.

Estavam presentes na cerimônia, o vice-presidente da Fecomércio, Sebastião Silva Andrade e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Rogério Nery que destacou os trabalhos do estado a favor do movimento lojista.

Parte da manhã do 1º dia - 23ª Convenção Estadual do Comércio Lojista

Lojistas e empresários do movimento lojista tiveram uma manhã produtiva no Salão Real, no Tauá

Abrindo o cenário de diálogos nesta sexta, Bruno Quick abordou o assunto que é tema do maior evento do movimento lojista mineiro, “Novos cenários. Novas oportunidades”.

Na ocasião, Bruno falou sobre a importância do papel de cada um dentro da empresa. “Todo mundo tem um desafio: cuidar de seu negócio todos os dias.

Investir em novas tecnologias, treinamentos de equipe, serem antenados e experts em varejo. Profissionalizem a atuação, façam pressão política a favor do setor, tenham propostas e contem com o Sebrae para auxiliá-los no que for preciso”, completou o gerente de Políticas Públicas e coordenador da Assessoria Legislativa e responsável técnico pela avaliação da Lei Geral das MPEs do SEBRAE-MG, instituição criada para apoiá-las no estado.

Para finalizar a apresentação deixou um recado para os donos desses negócios, “os pequenos têm agilidade e força e é disso que o Brasil está precisando”.

Inovação sempre - Continuando as discussões na manhã do primeiro dia de palestras, Gustavo Couto discorreu sobre a criatividade nos negócios e deu dicas de como inovar na hora de oferecer produtos e serviços para os clientes.

 “Vamos inovar. Por mais simples que seja a inovação”, deu a dica. Após citar cases de sucesso no mundo do varejo, ele respondeu às perguntas feitas pelos participantes.

 O e-commerce acaba com a compra física? “Não. Ir até as lojas ainda é e será sempre parte do comportamento humano”, afirmou.

Fidelizar, prosperar e crescer -Esperar e sentar o freguês chegar? Segundo o especialista em varejo e editor chefe do portal Varejo 1, Fred Rocha estamos em um mundo onde não existe mais freguês. “Crianças, jovens, adultos e idosos. Todos nós somos consumidores em movimento”, completou.

 O diretor da Federação abordou a NRF 2014 e quais os impactos dela sobre os negócios.  “A missão da maior associação comercial de varejo do mundo é promover os interesses da indústria de varejo através de apoio e assessoria em direito, comunicação e educação,” explicou e finalizou oferecendo considerações para o sucesso da empresa, da marca e para a fidelização dos clientes.

Tarde do 1º dia - 23ª Convenção Estadual do Comércio

Na parte da tarde, os participantes receberam valiosas dicas de marketing e conheceram algumas ações do governo para a Copa

Marcelo Myashita foi o primeiro palestrante da parte da tarde, trazendo para os participantes vídeos e cases de lojas e empresas que usam e abusam das ações de marketing a fim de captar e fidelizar o cliente e, consequentemente, crescer e aparecer no mercado.

Assim, o consultor e professor especialista em marketing deu grandiosas dicas de como os empresários e lojistas podem e devem mudar de postura para encantar o público. Brindes, programas de fidelidade, ações de venda e pós-venda.

“Uma coisa é cliente saber que o vendedor o acha importante, outra coisa é ele sentir que a empresa lhe dá importância”, ensinou aos participantes na palestra.

Para finalizar, o consultor reforçou que para os lojistas e empresários duas coisas são essenciais para que não haja perda de capital: “utilizem o “ciclo do cliente”, que significa denominar cada tipo de cliente de sua loja e fazer ações exclusivas para cada um deles e ofereçam o máximo de experiências aos seus consumidores, afinal, eles querem e curtem isso”, finalizou.

O responsável pelo Núcleo de Eventos e Marketing da Coordenadoria Estado da Copa do Mundo, Wagner Moacir Veloso Fonseca fechou o ciclo de palestras na sexta-feira, 23.

Substituindo o Secretário de Estado de Turismo e Esportes, Thiago Lacerda, discorreu sobre as ações, preparações e responsabilidades do governo do estado com Copa do Mundo.

No final da palestra, Wagner passou o microfone para o superintendente das microempresas e empresas de pequeno porte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, que falou sobre o papel de cada um dos empresários na construção em prol das MPEs.

“O caminho para o crescimento passa pelas micro e pequenas empresas”, afirmou.  Depois de responder “fontes de trabalho e de renda e formadores da estrutura das cidades fomentando o turismo, agentes de mudança e responsáveis por parcela significativa das inovações e novas ideias” à pergunta sobre qual é a importância dos pequenos negócios para a economia, o superintendente finalizou sua apresentação dizendo que o dever da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em conjunto com a Superintendência das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é “fazer de Minas Gerais um ambiente de negócios favorável para os micro e pequenos empreendedores”.

A presidente da CDL Divinolândia de Minas, Vânia Alves dos Reis Corrêa, participa pela quarta vez da Convenção e acha que o tema foi uma excelente escolha e a edição, mais uma vez, foi muito válida.  “É um despertar porque está na hora de mudanças.

A forma de vender mudou, a forma de fidelizar clientes também mudou. O recado foi dado e tudo o que ouvi aqui  é aplicável e com retorno garantido”, afirma.

FONTE: PORTAL FCDL-MG

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.