O voo partiu às 20:50h de Belo Horizonte. Eu particularmente estava exausto após uma semana de viagens, palestras e tantas outras atividades. Além do cansaso a gripe que afetava a garganta estava me detonando. Eu estava quase na lona _ alusão à expressão muito usada no box.
O embarque, como de costume, foi tranquilo. A noite não estava muito quente mas o paletó, que havia me acompanhado durante todo o dia, funcionava quase que como uma estufa.
Após os procedimentos de embarque _ incluindo a apresentação dos recursos de segurança _ eis que vem da frente da aeronave aquele comissário de bordo.
Veio desfilando atenção e cordialidade. Em todas as suas intervenções profissionais ele foi capaz de afastar a tristeza dos passageiros, espantar o mau humor e fazer com aquele voo fosse mais agradável.
Tive o privilégio de trocar algumas palavras com ele que, dentro de um uniforme azul, esbanjava simpatia sempre cercada de respeito porém com muita alegria. Ele não estava trabalhando, estava servindo as pessoas. Seguramente esta é a definição que posso dar em relação ao trabalho desenvolvido por aquele membro da tripulação.
Ele literalmente deu uma aula sobre como atender bem, como ser gentil, educado e alcançar os resultados esperados dentro das suas tarefas.
Aquele profissional ia além da sua obrigação, ele demonstrava interesse pelo seu cliente.
Fazia com competência tudo o que precisava ser feito mas com uma grande diferença: a cortesia.
Com isso, ele ia fazia muito mais que atender, ele servia seus clientes:
Bem-vindo a bordo!
Fulvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista
www.fulvioferreira.com.br