Por Lúcio Castellano

Fúlvio Ferreira e Noé Gomes
Empreendendo em uma época de mudanças constantes. Este o tema de palestra ministrada pelo administrador de empresas Noé Gomes, na noite desta quarta-feira, numa promoção da CDL Uberaba e Sebrae Minas. Para um tema atual, o auditório da CDL recebeu carga máxima, com a participação de cerca de 200 pessoas, entre empreendedores lojistas e funcionários do comércio local.
Noé Gomes possui M.B.A. em finanças e estratégia empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia. É, ainda, mestre em administração, empreendedorismo e relações de poder pelo Instituto Novos Horizontes.
Para o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, o palestrante Noé Gomes “sempre nos traz informações novas, precisas e atualizadas para os associados da nossa entidade”. Ainda segundo ele, o evento proporcionou um incentivo muito grande para donos de lojas ou não; vendedores ou balconistas. “Enfim, todos nós que estamos à frente de negócios e/ou em negócios precisamos ter atitude e coragem para fazer diferente. Mudar e sempre estar sintonizado com o que chega de novidade”, diz.
O objetivo da palestra foi apresentar as novas tendências do comércio em geral. Para onde está caminhando o perfil do empreendedor. Quais são as demandas e as necessidades e, em especial, qual a postura do empresário à frente da empresa. Noé Gomes também focalizou a importância de o empreendedor estar conectado, na atualidade, isto é, às redes sociais e a mecanismos de força de venda. “Tem muita coisa mudando e é preciso dar o primeiro passo para acompanhar a mudança. Chegar ao final e dizer que sabe tudo, ninguém vai dizer. Mas o importante é dar o primeiro passo”.
Noé Gomes, ao falar sobre a relação de concorrência comércio eletrônico x comércio o varejista estabelecido, diz acreditar que o varejo tem grande chance de superar o eletrônico. Para ele, nada vai tirar aquilo que o cliente gosta que é ver a mercadoria, ter um contato, olhar nos olhos do empresário e ver que ele está dando credibilidade ao seu trabalho. “Já no comércio eletrônico, o que vai acontecer é uma tendência, a exemplo do que aconteceu no passado. Está aprimorando hoje e não tem uma alternativa de futuro: com redução de custos e melhores preços para o cliente. “Então tem uma série de fatores que nós temos ainda que aprender a trabalhar”, concluiu.
EMPRETEC - Por outro lado, durante a palestra, os empreendedores Miguel Haroldo Faria, vice-presidente da CDL Uberaba e Luís Carlos Afonso Júnior, diretor do Colégio Opção/Maternal e Ensino Médio, relataram a imnportância de terem participado do Empretec também oferecido pelo Sebrae.

Miguel Faria, Noé Gomes e Luís Carlos Jr