Por:  - Varejo S.A.

1% das empresas não bateram metas de vendas em 2022, aponta RD Station

As empresas brasileiras enfrentaram dificuldades para bater suas metas de vendas em 2022, é o que aponta a segunda edição da Pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da Totvs e da Tallos. O levantamento mostra que mais de 70% não atingiram os resultados esperados, uma piora significativa de 11 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

“Quando a gente olha a quantidade de respondentes que têm um projeto comercial de fato estruturado, ou seja, com um manual de vendas e uma estratégia de prospecção, 66% das empresas afirmam que não têm este processo bem estruturado. Este é o principal ponto que faz as empresas não atingirem a meta prevista para o ano”, detalha Gustavo Broilo (foto), diretor de Vendas da Rd Station, no episódio #83 do Varejo S.A. Podcast.

Ao analisar por modelos de negócios, os dados evidenciam que as empresas que vendem para os consumidores finais, os chamados negócios B2C, tiveram um desempenho mais alarmante quando comparado às B2B: 73% não bateram suas metas, frente a 60% das organizações que vendem para outras empresas.

“O brasileiro por si só acaba sendo muito otimista. Então, a gente vê este otimismo na composição das metas e na expectativa de resultado, e a empresa acaba definindo mais do que tem capacidade de executar”, avalia o diretor de Vendas da RD Station.

O especialista foi recebido, no Varejo S.A. Podcast, pelo gerente executivo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Daniel Sakamoto. Eles conversaram sobre os resultados do Panorama de Vendas e discutiram medidas para as empresas definirem metas realistas e a importância da tecnologia para as estratégias do negócio.

O Gustavo Broilo é graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Sstá no time da Rd Station há mais de 9 anos, onde começou como representante de vendas e, depois de passar por diversos cargos de gestão, tornou-se de diretor de Vendas, posição que ocupa desde 2021.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.