Por Lúcio Castellano
O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, esteve na sede da RISP para participar de reunião com o comandante da 5ª Região de Polícia Militar, coronel Laércio dos Reis Gomes. Do encontro participaram ainda a Cap. Fátima e Cap. Renato, do 4o. BPM, e o Cap. Santiago e a Ten. Viviane, da 5a. RPM. Na oportunidade, foram tratadas questões de segurança nas áreas comerciais, em especial para o mês de dezembro, diante da movimentação natalina.
Foi estabelecida uma parceria, aonde a Polícia Militar criará uma Cartilha de Segurança destinada ao comércio. A CDL Uberaba fará a impressão e distribuição deste material gráfico.
O coronel Laércio informou o início da Operação Natalina com o aumento do efetivo, inclusive com os cabos que concluirão o Curso Especial de Formação de Sargentos, na segunda quinzena deste mês. Ratificou que a segurança pública é um dever do Estado com a participação de todos. Isto equivale dizer que todos, cidadãos e empresas, são co-responsáveis e têm que fazer a sua parte, para evitar o crime.
Cabe assinalar que o Cap. Santiago proferiu palestras em duas datas no mês de novembro na CDL. Foi tratado também do Projeto Mensageiros da Paz. Nele a Polícia Militar disponibilizará spots que a CDL divulgará à população levando informações sobre prevenção e dicas de segurança.
Para o comércio, a Polícia Militar conclama que o setor deve sempre procurar melhorar a prevenção de perdas e autoproteção, adotando atitudes e rocedimentos para evitar situações de perigo, como furtos e roubos.
Eis algumas dicas para os empresários:
- posicionar os caixa no fundo da loja e de forma que os funcionários não fiquem de costas para a rua;
- coletar o dinheiro dos caixas mais vezes ao dia, evitando acúmulo;
- usar cofres e alarmes;
- contratar o serviço de transporte de valores para volumes em dinheiro maiores; - participar do Conselho de Segurança (Consep) da sua região;
- ter maior rigor no processo de seleção dos funcionários.