Um dos mais eficientes sistemas para inibir a criminalidade - videomonitoramento Olho Vivo -, em Uberaba, será entregue à população pelo governador Antonio Anastasia, dia 1º de abril, devendo ser o seu último ato oficial, na cidade, no exercício do cargo, diante da anunciada desincompatibilização para as eleições deste ano.
Anúncio foi feito no final da tarde de sexta-feira (28), pelo comandante da 5ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Laércio dos Reis Gomes, em visita à diretoria da CDL Uberaba (Câmara Dirigentes Lojistas), para apresentar o novo comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Uberaba, tenente-coronel Waldimir Soares Ferreira.
“A sociedade de Uberaba poderá contar com essa importante ferramenta para melhorar a segurança pública, na cidade”, observou o titular da 5ª RPM. Várias medidas são tomadas para agilizar o processo, em especial, a rigorosa seleção das 36 pessoas que irão atuar na central, compreendendo seis por turno, sob a supervisão de um policial militar.
O Olho Vivo, conforme citou o titular da 5ª RPM, tem por objetivo monitorar, 24 horas por dia, as áreas de alta incidência de crimes contra o patrimônio (roubos), aumentando a segurança da população. O sistema já funciona em Belo Horizonte, São Sebastião do Paraíso, Itabira, Montes Claros, Viçosa, Uberlândia, Sete Lagoas e Governador Valadares. Disse, ainda, que o investimento no sistema de videomonitoramento trará uma melhoria significativa à operacionalidade da corporação.
"Construir soluções" - O novo comandante do 4º BPM refirmou no encontro que quer aproximar a polícia da comunidade. Com 42 anos de idade, é policial há 20 anos e tem curso de Direitos Humanos, de multiplicador de Polícia Comunitária e especialização em Segurança Pública. O comandante Waldimir agradeceu a recepção proporcionada e expôs: “Vamos, em parceria, com a entidade, construir soluções para a segurança pública, buscando alternativas para reduzir a criminalidade na cidade, oferecendo mais confiança àqueles que sentem na pele os problemas, também no caso específico dos setores representados pela CDL”.
Miguel Faria, presidente da CDL Uberaba, fez uma avaliação positiva da notícia transmitida pelo comandante regional da PMMG. “O Olho Vivo é uma luta, de muito tempo, da comunidade uberabense. Agora, nossa expectativa é de que as áreas comerciais não cobertas pelo sistema também recebam atenção especial por parte da Polícia Militar, o que nos foi assegurado pelo coronel Laércio”. O dirigente lojista deu boas vindas ao novo comandante do 4º BPM e diz que a CDL permanece de portas abertas para parcerias com a instituição.