Por Lúcio Castellano
O varejo vive um momento muito importante, segundo o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angel Crema. A inadimplência, em nível nacional abriu o ano com alta de 1,38%, a segunda menor variação para os meses de janeiro em uma década, se comparado a janeiro de 2019, conforme dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil. De acordo com o levantamento, o Brasil tem mais de 61 milhões de consumidores com restrição ao crédito. A inadimplência do consumidor segue bem-comportada neste início de ano.
É a segunda menor variação para os meses de janeiro em dez anos de série histórica. Considerando esse período, apenas em janeiro de 2017 houve um crescimento tão fraco, quando a alta havia sido de 0,84%. Nos demais anos, os crescimentos foram sempre mais expressivos do que o verificado agora em 2020.
Os dados econômicos têm se mostrado benéficos para a trajetória da inadimplência, em especial para a recuperação do mercado de trabalho, juros historicamente baixos e inflação controlada. Ainda que o cenário seja otimista, parte relevante das famílias tem lidado com dificuldades para quitar dívidas que já estavam em atraso, tanto é que há um estoque elevado de pessoas com contas sem pagar.
Ao analisar a pesquisa divulgada pela CNDL/SPC Brasil, Crema argumenta: “Uma queda expressiva que não acontecia desde 2011. Essa redução fica acima de 2% dentro do nosso cadastro de devedores junto ao SPC Brasil”, diz.
Destaca que essa apuração é devido ao atual momento positivo da economia do Brasil. Logo no início do ano, em janeiro, em nível nacional, houve queda no volume de pessoas incluídas no banco de dados do SPC. “Em Uberaba, igualmente, como acontece nos últimos meses, essa diminuição ficou no patamar do índice nacional”, disse.
Ainda em termos nacionais, Crema ressalta que de um total de maios de 63 milhões de pessoas negativadas até por volta do meio do ano passado, agora, são pouco mais de 61 milhões de CPFs e CNPJs negativados. “A redução nos apresenta como um número expressivo. É o momento bom da economia brasileira”, acentua.
Departamento de Cobrança. Ao finalizar, Crema sugere aos associados e aos demais interessados que atuam no varejo e na área de prestação de serviços para que tomem ações de cobrança assertivas e positivas. Para tanto, informa o dirigente lojista, a CDL mantém um Departamento de Cobrança com todo tratamento jurídico, sob a supervisão de uma equipe de advogados altamente qualificados e um grupo de colaboradores que, da mesma forma, atua de forma correta no call center para os contatos e entendimentos com os consumidores inadimplentes. Tudo feito para não prejudicar o lojista, principalmente observando-se a Lei de Proteção dos Dados e demais legislações pertinentes a esse trabalho. Estamos a disposição pelo site www.cdluberaba.com.br e pelos fones (34) 3319-4400 e 3319-4403.