Por Lúcio Castellano

O movimento de consultas ao SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido em parceria pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) apresentou, nos primeiros nove meses do ano, crescimento de 18,68% em comparação a igual período do ano passado. Quando análise é do mês de setembro ante agosto deste ano, o aumento foi de 17,77% nas informações prestadas pelo sistema. No comparativo setembro'12 x setembro'11, o aumento ficou em 12,52%, de acordo com o banco de dados.

A inadimplência no comércio de Uberaba em setembro registrou queda de (-) 1,37%, segundo levantamento do banco de dados do SPC Uberaba, ou seja, menos pessoas tiveram o nome incluído como inadimplente. O saldo pelo registro de cheques devolvidos, da mesma forma, apresentou diminuição de (-) 15,90%, no mês passado.

O presidente CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, ressaltou que no mês de setembro foi significativo o aumento na procura por informações no balcão do SPC por consumidores que estão negociando e começando a pagar suas dívidas para sair do cadastro de devedores. “Esses consumidores querem retomar a condição de adimplentes e, assim, voltar às compras, especialmente para as compras de Natal", diz.

Ainda segundo Fúlvio, os resultados positivos das vendas para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, indicam boas perspectivas para as vendas natalinas. A redução das taxas de juros pelos bancos e a boa oferta de crédito no mercado são fatores que contribuem para o bom desempenho da economia e o otimismo do consumidor, incentivando-o a comprar.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.