Por Lúcio Castellano
A inadimplência da pessoa física recuou em Uberaba em junho, de acordo com dados divulgados pelo presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema. O cadastro local do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é administrado pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). O volume de pessoas excluídas no SPC registrou aumento de 22,04%, em junho, em relação a maio, período em que colocaram seus compromissos em dia e, desta forma, passaram a estar aptas a novas compras pelo crediário.

Outro dado positivo apurado pelo SPC Uberaba, mês passado, foi o crescimento de 19,97% nas consultas ao banco de dados, ou seja, formuladas a partir do interesse de compras a prazo no comércio local. O SPC reúne informações de inadimplência dos consumidores.
“Vislumbramos a retomada gradual da economia”, diz Crema ao avaliar que o fato está ligado a vários fatores, entre eles, a geração de empregos, além do avanço da vacinação contra a Covid-19, bem como a confiança de lojistas que têm ampliado seus mix de produtos.
Otimismo para o segundo semestre - Segundo o dirigente lojista, a partir do desempenho comercial em junho, o varejo está otimista quanto ao que pode se esperar para o segundo semestre, principalmente por três datas sazonais das mais importantes para o comércio: Dia dos Pais, Semana da Criança e Natal.
“Vamos à luta. Estamos quase vencendo a crise sanitária”, disse Crema. Reforçou, para tanto, que todos cumpram a rigorosa legislação em vigor de enfrentamento à Covid, que inclui, entre outros pontos, cuidados como distanciamento social e higienização.
Por fim, ele destacou que a queda de temperatura nos últimos dias tem proporcionado boas vendas em segmentos do varejo. “A frente fria que veio de forma intensa, em Uberaba, foi suficiente para aquecer as vendas diante da demanda por mercadorias de inverno”, diz Crema.