(*) Por Fúlvio Ferreira

Uma assídua leitora fez um comentário no mínimo lúcido para não dizer sensato e verdadeiro. Ela comentou sobre um texto que eu divulguei recentemente.

No texto eu falava sobre a importância do respeito e da atenção para com os clientes. E cliente aqui, não significa que você esteja necessariamente numa loja com balcão e vitrines; cliente é uma definição muito mais ampla que envolve pessoas, independente do local, do ramo ou se há relação comercial. Isto equivale dizer que pode ser realmente uma venda dentro de uma loja, ou uma venda externa, ou um atendimento telefônico, uma prestação de serviço ou até mesmo _ e inclusive _ um serviço público.

Qualquer que seja a ação, ou qualquer que seja o porquê, o como é extremamente importante. Como você recebe, como você acolhe, como você ouve ... tudo isso é muito importante; em verdade, é o mais importante! As próprias palavras de Jesus e o modo como ele as dirigia a outras pessoas faziam toda a diferença; até nisso Ele nos ensinou.

A minha leitora e atenta ouvinte comentou:

"Acho que o cliente é o único juiz."

O cliente é juiz! Isso é muito sábio!

Ao longo da história tantas e tantas empresas, e também profissionais liberais, pereceram em suas trajetórias mesmo sendo competentes em gestão mas pecaram no atendimento; porque não entenderam quem realmente merece atenção, respeito, carinho e transparência.

A minha leitora está certa:

O cliente é o único juiz!

Então, atender bem, saber o que se fala e como se fala é, no mínimo, obrigação para gente que cuida de gente!

(*) Fúlvio Ferreira - ex-presidente da CDL Uberaba. Vice-presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais.

Empresário, palestrante e treinador de equipes.

Segue a gente lá no Facebook e Instagran, tem muito mais conteúdo!