(*) Fulvio Ferreira


É incrível como um sorriso faz bem. Você chega num ponto qualquer de atendimento e é recebido por alguém que, antes de mais nada, o acolhe com um sorriso e com uma saudação sincera.

Tenho em amigo que adora ligar para um profissional que sempre atende o telefone com uma saudação prá lá de animada.

Diz ele: Fulano de tal, bom dia!

Ele sempre demonstra alegria e animação e contagia quem está do outro lado. Isso é uma maneira maravilhosa de abrir qualquer diálogo e introduzir uma negociação. Isso sem falar na alegria de quem é saudado desta maneira que se sente valorizado.

No balcão de uma loja a mesma coisa deve acontecer, receber as pessoas com sorriso e com uma saudação enfática, envolvente e verdadeira. Isso, de cara, quebra o gelo e demonstra que o cliente é bem-vindo e muito importante. Isso vale para qualquer tipo de atendimento, do serviço público ao de saúde, de uma advogado ao guichê de uma rodoviária; enfim, todos devem irradiar alegria e contagiar o próximo, isso, além de valorizar o cliente ou paciente, mostra, de maneira inequívoca, que ele é o centro das atenções e receberá todo o cuidado necessário para ter as suas vontades e necessidades atendidas.

É bem verdade que isso não é fácil. É importante saber que os problemas devem ficar à parte; não se envolver com outras atividades, na hora do atendimento, é fundamental para que qualquer pessoa faça um bom atendimento. Ter conhecimentos técnicos sobre os seus produtos, serviços ou mercadorias dará condições de oferecer um ótimo atendimento. Agora, o profissional que quer ter sucesso, que quer oferecer um atendimento impecável ele deve ser simpático, atencioso, saber olhar nos olhos e sorrir com sinceridade mostrando amor ao que faz e respeito ao cliente, esse é o caminho para que haja um excelente atendimento.

Então, não economize sorrisos, faz bem para os negócios, para você e, em especial, para os clientes!

(*) Fulvio Ferreira - ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais -

Empresário, palestrante e treinador de equipes

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