Termo de Cooperação Mútua foi assinado nesta quinta-feira (4); o acordo é voltado para o fortalecimento dos setores do comércio varejista e de serviços

FERNANDO XAVIER E MARCELO DE SOUZA E SILVA

MAIS IMAGENS NO LINK: TERMO DE COOPERAÇÃO MÚTUA CDL UBERABA E SEBRAE MINAS É FORMALIZADO | CDL Uberaba

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, e o presidente da CDL Uberaba, Fernando Xavier, assinaram, nesta quinta-feira (4), documento que oficializa importante parceria voltada para a realização de um amplo programa de eventos direcionados a empresas uberabenses. Com o Termo de Cooperação Mútua celebrado, empreendedores uberabenses e da região passam a com uma programação completa, ao longo do ano, dentro da nova realidade de mercado e focada nos novos modelos de gestão.

Participaram, ainda, da solenidade o gerente Regional do Sebrae Triângulo, William Brito, que se fazia acompanhar das analistas do órgão Daiana Rodrigues e Kariny Vasques, enquanto pela CDL os diretores Álvaro Henrique Fabris, Matusalém José Alves e Caio Ramon de Paiva e Sales; os gerentes Júnior Machado (Executivo) e Patrícia Correa (Comercial), e o vice-presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais e ex-presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira.Também presente a agente de Atendimento - Unidade "Aqui Tem Sebrae - CDLUberaba, Fernanda Leal Pereira Limer Falcão.

Ao falar sobre o acordo firmado com a CDL, Marcelo de Souza e Silva que também preside a CDL Belo Horizonte, destacou que serão beneficiados empreendedores de Uberaba e de toda região. Objetivo, acentuou, “é fortalecer esse nosso relacionamento com as entidades de classe empresariais. Os empreendedores podem procurar a CDL que serão bem recebidos e o Sebrae está aqui junto”, diz.

O Sebrae tem vários programas quem desenvolvem o comércio e serviços em Minas Gerais e no Brasil todo, através de capacitações, palestras, inclusive com novidades na área da inteligência artificial aplicada, venda por meio digital, bem como a questão das franquias que cresceu muito nos últimos anos no país, expôs Marcelo de Souza e Silva.

“Um dia muito feliz pra nós aqui da CDL Uberaba. Recebemos a equipe do Sebrae Triângulo e também o presidente do Sebrae Minas. Finalizamos o processo de assinatura de convênio que nos proporciona uma parceria anual. Elaboramos um cronograma de atividades para atender a demanda dos empresários uberabenses e da nossa região”, ressaltou Fernando Xavier.

O dirigente lojista enfatizou que a entidade concretiza um sonho, ou seja, de estar muito próximo do Sebrae, e com isso contribuir para fomentar o comércio. E enfatizou: “Ano passado inauguramos na sede da CDL uma unidade do “Aqui Tem Sebrae” que atua com todos os produtos e serviços do órgão parceiro”.

William Brito, por sua vez, citou que o Sebrae realmente tem percebido uma grande onda de inovação, com a chegada da inteligência artificial, o que implica na adoção de novos modelos de negócio que trazem novas oportunidades. “A pequena empresa, a microempresa e o empreendedor individual que estiverem alinhados com essas novas tendências, irão usufruir dessas possibilidades”, diz, ao destacar que os participantes dos eventos a serem oferecidos terão acesso a custos subsidiados.

A analista Daiana Rodrigues qualificou que a “parceria robusta” vai impactar varejo de Uberaba. “Vamos trazer uma solução que é o nosso Varejo Mais, além de trabalhar desde franquias, inovação, alimentação e tendências do mercado. Assim o varejo vai estar preparado para as mudanças que o momento está exigindo. E tenham melhores resultados e consigam vender mais e melhor. É isso que o Sebrae e a CDL esperam juntos nessa perspectiva”, observou.

Enquanto a analista Kariny Vasques falou sobre o lançamento do Programa Minas Franquia. É uma solução catalogada e operada há alguns anos pelo Sebrae. O objetivo é fomentar o franchising no estado de Minas Gerais. “Em 2023, nós realizamos uma turma do Minas Franquia aqui em Uberaba. Foram franqueadas 12 marcas uberabenses. Estão prontas para serem lançadas no mercado. Este ano, a nossa expectativa é para mais dez marcas franqueadas”.

O primeiro evento está agendado para o dia 16 de abril próximo, às 19h, no auditório da CDL, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, quando será lançado o Programa Minas Franquia e ministrada a palestra “Encontre meios para escalar o seu negócio”, por Daniel Bertasso, sócio fundador da Cubo Consultoria.