A Prefeitura de Uberaba e o Codau iniciam na próxima semana a frente de trabalho que vai atingir o centro de Uberaba. As obras do Água Viva para implantação dos interceptores de esgotos começam na próxima segunda-feira na Avenida Leopoldino de Oliveira. A população e, em especial, os comerciantes foram informados dos detalhes em reunião realizada na noite desta quinta-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL.
O convite ao segmento lojista foi feito com uma ação específica apoiada pela CDL e a comunidade foi convidada por anúncios na TV. As intervenções, segundo Roberto Velludo, presidente do Codau, começam na segunda-feira, dia 19. Equipes da Prefeitura, incluindo Guarda Municipal, Trânsito e Superintendência de Transportes estão mobilizadas para definirem as melhores estratégias de desvio do trânsito e coletivos. As definições foram apresentadas na reunião.
A obra dos interceptores de esgotos começará a partir da Rua Cândida Mendonça Bilharinho até Rua Antônio Naves, ao lado do Shopping Generoso Lenza. Serão implantadas tubulações na pista sentido centro-bairro por um trecho de 750 metros. A previsão da empresa contratada para executar a obra é concluir em 60 dias este segundo trecho na avenida. O primeiro foi entre a Praça da Bíblia, incluindo os dois lados da avenida, até o pontilhão da ferrovia, com 2.384 metros de tubulações instaladas.
Os interceptores têm a função de captar os esgotos lançados diretamente nas galerias de água pluvial e conduzí-los até a Estação de Tratamento de Esgotos - ETE Francisco Velludo. Assim, ocorrerá a separação dos esgotos das águas de chuvas, e por conseqüência permitirá a despoluição dos córregos sob as avenidas, maior eficiência da ETE e o fim do mau cheiro sob as avenidas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Codau, com adaptações