Abordagem, demonstração de produto, superação de obstáculos, fechamento da venda, venda adicional e formação de clientela. Com esses itens em módulos teóricos e práticos, para a concretização de uma venda, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) iniciou segunda-feira (23), com encerramento sexta-feira (27), sempre no horário das 19h às 22h, o curso gratuito a associados sobre “Os seis passos do novo vendedor”, ministrado pelo consultor Fúlvio Ferreira e que reúne cerca de 50 participantes. Além de formar novos vendedores, a iniciativa tem a finalidade de qualificar vendedores e interessados na área.
Fulvio Ferreira explicou tratar-se de um curso básico para cuidar dos primeiros passos do novo vendedor. Em todas as etapas tudo é importante. E acentuou: “No momento da abordagem o vendedor pode queimar uma venda se não abordar bem o cliente. Até a formação de clientela é extremamente importante, como diz o palestrante e autor de livros Gilson de Souza, ‘nós temos que fazer estoque de clientes’. Coroando todas as seis etapas com muita competência, dedicação, transparência e vontade de servir, ele (vendedor) será bem sucedido”.
Hoje não basta querer vender. O vendedor precisa conhecer de técnicas para encantar o cliente. Não apenas isso, mas que esse consumidor volte e indique a empresa fornecedora para novos clientes. “A CDL tem esse objetivo, no Ceteco, de formar profissionais para o mercado de trabalho. Quanto mais pessoas capacitadas, mais o mercado absorve. Quando a gente vê uma sala cheia, é motivo de muita alegria”, disse mo presidente da entidade, Miguel Faria, na abertura do curso.
“Nós entendemos que um vendedor despreparado pode frustrar a expectativa do cliente e manchar a reputação do estabelecimento comercial e isto nós da CDL Uberaba queremos evitar”, acrescentou, ao reforçar que, ao longo de todo ano, através do Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio), vários outros cursos serão realizados para todos que procuram a entidade em busca de aperfeiçoamento e qualificação, tanto associados quanto seus colaboradores e pessoas da comunidade em geral.
O curso de vendedor objetiva desenvolver habilidades voltadas para o processo de vendas bem como suas respectivas etapas. Ao contrário do pensamento do senso comum, a habilidade em vendas não é um dom natural, mas sim uma capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, desde que se aprenda as técnicas corretas. Nesse sentido, o curso de vendedor tem um conteúdo pragmático contemplado por técnicas de abordagem, argumentação e fechamento de vendas.