Por Lúcio Castellano
O prefeito Paulo Piau assinará na próxima segunda-feira, dia 14, a ordem de serviço para início das obras de requalificação da Praça Rui Barbosa e do Calçadão da Rua Arthur Machado, que passará a ser denominado Espaço Arthur Machado. A empresa responsável será a Quatro Construções MCGF LTDA EPP, com proposta que foi de R$1.448.900,43. A assinatura oficial será realizada na praça Rui Barbosa, por volta das 8h45, e os serviços serão iniciados de imediato a partir do documento assinado.
O secretário de Obras e interino de Planejamento e Gestão Urbana, Nagib Facury, explica que a partir de segunda haverá um fechamento de parte da praça Rui Barbosa, onde a empresa vai montar o canteiro. “A empresa vai passar a fabricar o piso que será assentado na praça, que é pré-fabricado. Ela vai começar a preparação para posterior assentamento em partes da praça. A nossa previsão é que no início de junho já inicie os serviços efetivamente no Espaço Arthur Machado, e todos os empresários já estão notificados sabendo desta data. A partir de segunda teremos uma página virada, o início de um serviço que é de anseio da população e que entendemos que vai ficar muito bonito. Vamos repaginar nosso cartão postal de Uberaba”.
De acordo com o secretário, as tratativas com os comerciantes ficaram a cargo da própria empresa que vai executar o serviço, sob a supervisão da secretaria. “Já estão todos sabendo quando efetivamente vamos iniciar o serviço, e a partir daí é uma tratativa pessoal com cada lojista na medida que for avançando com a obra frontal em cada loja. De maneira nenhuma irá tirar a prerrogativa de faturamento, visto que a intenção de todos é que a obra não atrapalhe ninguém”, pontua Nagib Facury.
Vale lembrar que o projeto “Espaço Arthur Machado” promoverá a revitalização do trecho entre a Rua Governador Valadares e a Praça Rui Barbosa, onde os pontos de ônibus serão pelo lado da praça, com espaço para carga e descarga. Também contempla via compartilhada na Vigário Silva e Leopoldino de Oliveira, para maior fluxo de pedestre, respeitando normas de travessia. A contrapartida dos comerciantes é referente à padronização dos letreiros das lojas, para serem de 50 cm a 70 cm.
Fonte: Luiza Carvalho – Jornalista Secom/PMU