Por Lúcio Castellano
Nas próximas duas semanas, Procon e CDL Uberaba realizam, também, campanha de recuperação de crédito
O Procon Uberaba e a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) promovem, a partir da próxima segunda-feira (10), a Semana do Consumidor e a Campanha de Recuperação de Crédito, respectivamente, para difundir a educação financeira e permitir consumidores inadimplentes renegociarem suas pendências financeiras.
Segundo o presidente da CDL, Miguel Faria, o evento só traz benefícios e é uma maneira de recuperar o crédito de consumidores que têm registro negativo no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). “Durante esse período de campanha [de 10 a 21 de março], as lojas farão uma negociação diferenciada, com descontos e aplicação de juros em percentuais menores, para que o consumidor volte a ser adimplente no mercado”, diz.
Palestra orientativa - A iniciativa celebra, ainda, a Semana do Consumidor, comemorada com a realização da palestra, gratuita, “Gestão financeira pessoal. Sabendo gerenciar vai até sobrar”, a cargo do professor Marco Antônio Nogueira, na segunda-feira (10), às 19h30, no auditório da CDL, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica. Confirmação de presença pode ser feita pelo fone 3319-4400.
Durante a palestra serão abordados tópicos como: Dívidas e suas principais causas; Teste básico: preciso aprimorar minha Gestão Financeira?; Onze passos de uma vida financeira saudável; Tipologias de gastos e estrutura básica de um Orçamento Pessoal; Como valorizar seu dinheiro, e Pratique ‘Mantra’: ‘Eu quero?’ ‘Eu posso?’ ‘Eu preciso?’
O professor Marco Antônio Nogueira é diretor do Curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Uberaba (Uniube), Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), Especialista em Administração (FAAP), Graduado em Economia (Unesp), Analista Econômico do Banco Itaú (Matriz/SP), Analista de Custos e Orçamentos (Sadia), Coordenador de Total Quality Contol (Sadia), Consultor do Sebrae/SP e professor da Universidade Paulista (Unip).
“Não queremos que os consumidores gastem de uma maneira desordenada, por isso vamos oferecer essa palestra focada no consumo consciente e tratando especificamente de gestão de dívidas. É um presente para os consumidores de Uberaba”, observou Miguel Faria.
Na parceria CDL Uberaba e Procon Uberaba, com a finalidade de recuperar recursos para os empresários e ao mesmo tempo, proporcionar ao consumidor inadimplente a oportunidade de regularizar sua situação e voltar a ter crédito, tanto a entidade quanto o órgão esperam contar com a colaboração e compreensão dos empresários, no sentido de facilitar acordos, para que sejam alcançados resultados positivos, conforme comunicado já encaminhado aos associados da CDL.
Condições oferecidas - A sugestão apresentada é que seja cobrado 2% de juros ao mês para dívidas vencidas até 06 (seis) meses e 1% de juros ao mês, para dívidas vencidas há mais de 06 (seis) meses. Em casos de dívidas antigas, a CDL Uberaba sugere seja concedido desconto até no capital. Se houver parcelamento de dívida, com assinatura de novo documento de credito, é necessário que o credor (empresa) cancele o registro no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), logo após o pagamento da primeira parcela. No caso do consumidor não honrar o parcelamento, o registro no SPC pode ser feito novamente pelo saldo da dívida.
A CDL Uberaba, no decorrer da campanha, estará disponibilizando funcionários para auxiliar o Procon no sentido de intermediar, via telefone, contato entre devedor e credor para facilitar acordos.
Essa campanha não tem qualquer custo para associados da CDL Uberaba. Entretanto a entidade sugere que os empresários enviem cartas aos seus clientes inadimplentes informando da campanha e convidando-os a vir na empresa ou no Procon Uberaba acertar o débito. Se tiver condições de oferecer desconto integral de juros, de valores ou outro diferencial, deve constar na carta, cujo modelo está disponibilizado no site da CDL www.cdluberaba.com.br
Dia do Consumidor - O Dia Mundial do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962 pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido (leia detalhes dos principais direitos do consumidor). Essa ideia causou grande impacto em todo o mundo e provocou debates e estudos em vários países, sendo, portanto, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores. Em 1985 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas, conferindo-lhes legitimidade e reconhecimento internacional. É sabido que ampliar a consciência não é tarefa fácil, já que o ser humano tem a acomodada tendência de sentar confortavelmente naquilo que conhece e está acostumado. Passaram-se 21 anos desde o primeiro discurso do presidente americano (1962) até a primeira comemoração do Dia do Consumidor nos Estados Unidos (1983). E mais 8 anos até que o Código de Defesa do Consumidor fosse instituído no Brasil, marco que passou a vigorar apenas em 1991, disciplinando todas as relações de consumo, com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo.