Comentário do presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, sobre as novidades na área de cartões de crédito, a partir deste 1º de julho:
- O dia 1º de julho é extremamente marcante e importante para o comércio lojista e varejista em geral. A partir dessa data, todos nós já podemos fazer vendas de uma bandeira e passar o cartão de crédito na máquina da outra bandeira.
Agora é a livre escolha do lojista. O momento em que o lojista vai ter doravante para negociar melhores condições para ele, no tocante em ter uma máquina mais moderna e, quem sabe, até sem fio, para ir a todos os departamentos da loja aonde o cliente estiver. É uma facilidade e uma vantagem. Aluguel mais barato dessas máquinas. E, principalmente, negociar o desconto na taxa de juro de cada estabelecimento.
Agora é a livre concorrência e vale a pena cada lojista avaliar as melhores posições. Não fechar contrato na primeira oferta e muito menos aceitar a fidelização.
A maioria das maquinetas custa entre R$ 50,00 e R$ 80,00. Uma ou outra mais antiga, pode ter um custo menor, de acordo com a época do contrato, bem como em relação ao tamanho da empresa e pelo volume gerado de negócios, via operadora de cartão de crédito. A taxa de juros, em média, situa-se entre 4%, 7% e 8%. Depende também do risco de cada negócio.
Nós ainda temos uma longa jornada ainda pela frente. Precisamos de uma melhor regulamentação na questão dos pagamentos. Hoje, os pagamentos são feitos via banco, cujos procedimentos precisam ser mais transparentes.
Os clientes podem e devem não pagar anuidade. E dentro do nosso seguimento, a nossa sugestão é que cada um lute por taxas menores.
A CDL está sempre à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar cada lojista, através do Departamento Jurídico que a nossa entidade dispõe, também sobre cartões de crédito.