Por Lúcio Castellano
PIX é o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, conforme pesquisa realizada pela CNDL

Menos de um ano após começar a funcionar, o PIX já é o segundo meio de pagamento mais usado pelos brasileiros nas contas à vista, aponta pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e divulgada pela CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Os meios de pagamentos digitais ganharam força durante a pandemia da Covid-19. As modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são: dinheiro (71%), PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).
De acordo com a entidade, a preferência pelo PIX é justificada para 83% dos usuários pela rapidez e a praticidade, seguido de evitar ou minimizar contato físico com máquinas e/ou pessoas (34%).
Segundo o presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, o número de usuários que já fizeram ao menos uma transação por PIX está próximo de 80 milhões, embora essa novidade ainda não completou nem um ano de operação.
“O consumidor tem evitado portar cartão de crédito e dinheiro em espécie. O PIX caiu no gosto também dos consumidores uberabenses”, diz Crema, ao recomendar que o lojista faça os registros necessários em suas agências bancárias para que possa efetivar vendas via PIX.
Ainda na avaliação do dirigente lojista, novos ajustes no sistema PIX serão bem-vindos, na medida em que proporcione maior segurança a todos que se utilizam do meio de pagamento.
Entre os entrevistados, o tipo mais citado de pagamento através de PIX é a transferência de saldos para amigos e parentes: 88% citaram esta finalidade. Também se destacam o pagamento de serviços (40%); de compras pela internet (26%); compras de alimentos (18%); restaurantes (17%) e consultas médicas (12%).
Novos produtos – Por outro lado, o Banco Central irá implementar no próximo dia 29 de novembro mais dois produtos da Agenda Evolutiva do Pix: o Pix Saque e o Pix Troco. O PIX Saque permitirá que todos os clientes de qualquer participante do Pix realizem saque em um dos pontos que ofertar o serviço.
No PIX Troco, a dinâmica é praticamente idêntica. A diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser realizado durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o PIX é feito pelo valor total (compra + saque). No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e ao valor da compra.