A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojista) firmou parceria com o CIEE Minas Gerais (Centro de Integração Empresa-Escola), para oferecer aos associados da entidade condições diferenciadas para admitir estagiários de forma regular e legal. O CIEE é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas, que trabalha em prol da juventude estudantil brasileira.
De acordo com o coordenador do CIEE-Uberaba, André Coutinho, o maior objetivo do CIEE, com mais de 50 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior, oportunidades de estágio ou aprendizado, que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria. Explicou que o órgão está com atividades normais na cidade desde janeiro deste ano. Diariamente são abertas de 20 a 30 vagas de estágios mensais, em Uberaba.
O CIEE Uberaba atua em conjunto com a CDL na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Vigário Silva, 309, Centro, onde funciona também o Sine Municipal, fone 3332-9752. “O empresário que se interessar em fazer a contratação de estagiários, através de uma ação social, vai colocar profissionais de qualificação superior no mercado, com redução nos custos operacionais”, diz.
Para o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, o mercado de trabalho está muito restrito e a qualificação é de suma importância, pois o mundo hoje é do fazer e do saber. “Se cada empresário der uma oportunidade estará contribuindo para a diminuição da evasão escolar. Com essa importante parceria com o CIEE, a CDL segue na sua missão, também, de capacitar a mão-de-obra para o comércio e setor de serviços, bem como aperfeiçoar a qualificação de quem já está no mercado de trabalho”, disse.
O interessado pode, ainda, acessar o site do CIEE, onde estão disponibilizadas as vagas oferecidas e se candidatar. É feita uma pré-seleção do candidato, de acordo com a vaga aberta pela empresa associada à CDL Uberaba. O estagiário recebe uma bolsa-auxílio e pode trabalhar até seis horas diárias, desde que não coincida com o horário de estudo. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza. Garante, porém, seguro 24 horas contra acidentes pessoais, invalidez permanente e morte em favor do estagiário, pago pelo CIEE. Todos os esclarecimentos, além do acompanhamento administrativo e as documentações necessárias para atender às exigências legais ficam sob a responsabilidade do órgão.