Por Lúcio Castellano
Em meio à pandemia, o suporte médico remoto aproxima usuários e profissionais de saúde, eliminando as barreiras físicas

Neste momento de pandemia, isolamento social e colapso na saúde mundial, a CDL passa a oferecer um programa que objetiva dinamizar os atendimentos de Covid aos seus associados. A Telemedicina já é uma realidade e ela vai diminuir as distancias e facilitar os atendimentos
“É uma alternativa para proteger as pessoas pois os interessados serão atendidos em sua casa ou trabalho. Além disso, é uma contribuição para desafogar hospitais e upas”, destaca o presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, ao assinalar que o limite serão 20 consultas semanais.
“A CDL sempre busca soluções, com a oferta de novos serviços ao nosso quadro associativo, sem nenhum custo para os pacientes que sejam associados, que receberão orientações para o diagnóstico e tratamento da Covid-19. Casos considerados mais graves serão encaminhados às unidades de saúde para o atendimento pessoal quando necessário”, acrescenta o dirigente lojista.
Os eventuais custos de internação e medicamentos não terão participação financeira da CDL e sim do paciente. Cabe assinalar que os que apresentarem sintomas de Covid-19 e que precisarem de atendimento médico, agora podem contar com mais este serviço gratuito da CDL Uberaba. “É a tecnologia a favor de todos nós”, diz Crema.
O tratamento acontecerá de forma on-line, realizada pelo sistema da Emforma Saúde, através do médico Dr. Denilton da Silva Oliveira, que será a maneira mais segura para todos neste momento caótico.
Por meio desse serviço, as pessoas podem se consultar com um médico experiente sem sair às ruas e se exporem aos riscos de contágio ou proliferação do vírus. A medida protege a saúde dos pacientes e, também, dos profissionais da área.
O diagnóstico eficaz deste vírus é hoje uma prioridade mundial para que, a partir do diagnóstico sejam tomadas diversas medidas de tratamento dos infectados e de contenção da pandemia. O primeiro passo para a definição do diagnóstico de indivíduos que apresentarem sinais e sintomas da Covid-19 é buscar auxílio médico.
Monitoramento. “Os atendimentos deverão ocorrer, a princípio, três dias por semana. Todos os casos serão monitorados pelo prazo de dez a 14 dias, como forma de acompanhar a evolução de agravamento e, se necessário, as pessoas serão direcionadas para atendimento presencial”, explica o Dr. Denilton da Silva Oliveira.
Segundo ele, essa parceria com a CDL Uberaba “é muito necessária” para esse momento de pandemia. “Juntando forças para combater essa pandemia, melhor!”, disse o médico, ao sinalizar que todos serão atingidos pela crise sanitária, daí o significado de ações como agora proporcionada pela entidade e que contribuirá, tanto pela diminuição do número de casos quanto do ponto de vista de saúde, emocional e econômico.
A negociação com o Dr. Denilton da Silva Oliveira foi feita pela diretora e psicóloga Vania Magalhães Moreno Terra e pelo gerente Executivo da CDL, Iovaldo Basílio. “Estamos em um momento muito complicado de contaminação com Covid, e essa parceria será muito boa para os associados”, expôs ela.
Caso o associado da CDL apresente algum sintoma, basta entrar em contato com a entidade pelo fone 3319-4403 e agendar uma consulta.