Por Lúcio Castellano
A proposta inclui, por exemplo, o acesso à praça da Exposição pela Av. João XXIII, e foi detalhada pela SDS (Secretaria de Defesa Social), durante reunião esta semana de técnicos da Prefeitura com diretores da CDL, na sede da entidade

Um dos principais e mais movimentados complexos viários do perímetro urbano de Uberaba, centralizado pela Praça Vicentino Rodrigues da Cunha/Parque Fernando Costa, foi tema de encontro de técnicos da SDS (Secretaria Municipal de Defesa Social) e diretores da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), promovido esta semana, na sede da entidade, com o objetivo de discutir alterações no fluxo de veículos em vias públicas do bairro Parque das Américas.
A reunião ocorreu a partir de ofício enviado pela CDL ao secretário Municipal de Defesa Social, Glorivan Bernardes de Oliveira. Em resposta imediata, foi programado o evento para que orientações sobre o projeto de trânsito a ser realizado no local fossem apresentadas pelo superintendente de Trânsito e Mobilidade Urbana, Rodrigo Rosa Carmelito, que esteve acompanhado do diretor do Departamento de Trânsito, Cleber Oliveira, e pelo engenheiro civil Mateus Felipe Gomides.
O projeto apresentado levou em conta avaliação dos pontos de conflito na rotatória da Praça Vicentino Rodrigues da Cunha/Parque Fernando Costa, e de todo o complexo que envolve as avenidas do entorno: Fernando Costa, Edilson Lamartine Mendes, João XXIII, Tonico dos Santos e Marcus Cherém. O gargalo vai até à Avenida Cristo Rei, além de outras vias adjacentes.
Ao final da reunião, Rodrigo Carmelito falou que o projeto detalhado aos diretores da CDL não foi concluído e ainda deverá ser discutido com a prefeita Elisa Araújo. “Acreditamos que a solução é trazer de volta o trânsito da Avenida João XXII para a rotatória da ABCZ”, assinalou o superintendente, ao citar que os estudos finais devem apontar para a necessidade do local ser semaforizado. Explicou que a implantação dependerá de verba. E que a execução dos serviços pela Secretaria de Obras não é demorada.
O presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, ressaltou a importância da atuação dos diretores distritais. No caso do Parque das Américas, os diretores Fernando Xavier e Hermínio Bisinotto Júnior. “Agora, vamos buscar junto à prefeita Elisa Araújo –que sempre nos atendeu muito bem— como forma de resolver o problema, através da execução do projeto”, diz.
“A reunião foi muito proveitosa e esclarecedora. O projeto é viável, barato, vai solucionar o problema e atender a todos os interessados”, comentou Fernando Xavier, 1° vice-presidente da CDL.
O diretor Hermínio Bosinotto Júnior, por sua vez, disse que foi surpreendente a dinâmica da Prefeitura, através da SDS, em resposta ao ofício enviado pela entidade. Para ele, o trânsito na área “tem uma situação caótica”, ao pontuar que o projeto apresentado “pode resolver a maior parte dos problemas que nós temos alí”.
Também participaram da reunião os diretores executivos da CDL Iovaldo Basílio e Corlindo Vieira Machado Júnior.

A demanda apresentada pela CDL Uberaba - “Sabemos que o setor de trânsito é um desafio nas médias e grandes cidades brasileiras e, em Uberaba, a CDL busca contribuir para termos boas soluções”, expõe a correspondência assinada pelo presidente Angelo Crema, ao justificar que a iniciativa levou em conta reclamações de associados daquela região, relatadas no ofício, e com sugestões para evitar de apenas trazer o problema ao Governo Municipal, conforme a seguir:
1)Devido a instalação de um semáforo na esquina da Av. José Marcus Cherem com Rua Indianápolis, o fluxo de veículos nesta última aumentou bastante e seguem, praticamente todos, para a Rua Itapagipe sentido Av. Tonico dos Santos onde a maioria dos veículos querem convergir a esquerda, para a dita avenida. Ocorre que descendo e subindo na Av. Tonico dos Santos há um fluxo intenso de veículos que ainda é agravado com os veículos que descem a Av. João XXIII e não têm acesso à rotatória da Exposição (Parque Fernando Costa). Estes acabam subindo a Av. Tonico dos Santos e fazem um retorno à esquerda no mesmo local relatado acima. Pronto: confusão total.
Sugestão: Reabrir a Av. João XXIII, para que dê acesso à rotatória da Exposição e instalar um semáforo na confluência da Av. Tonico dos Santos com Rua Itapagipe, proibindo conversão à esquerda.
2)Outro problema ao longo de toda Av. Tonico dos Santos são as conversões à esquerda.
Sugestão: em permanecendo todas as conversões à esquerda deve-se demarcar faixas de espera e eliminar o estacionamento junto ao meio fio apenas enquanto permanecer a faixa de espera ou usar o sistema de mão e contramão para que a avenida seja apenas cortada perpendicularmente, proibindo a conversão a esquerda, o que parece ser a solução mais duradoura e eficaz.
3) Outro gargalo fica no cruzamento da Av. Tonico dos Santos com Av. Cristo Rei: os veículos vindos da BR-050 que adentram para a cidade, especialmente caminhões, querem convergir à esquerda para a Av. Cristo Rei e, também, os veículos que vêm da Av. Cristo Rei querem convergir à esquerda sentido Av. Filomena Cartafina, sentido Distrito Industrial III e condomínios. Outro caos.
Sugestão: Veículos que adentram à cidade e querem acessar Av. Cristo Rei devem seguir reto pela Av. Tonico dos Santos e contornarem um quarteirão até atingirem a Av. Cristo Rei e passarem retos pelo semáforo; os veículos que vêm pela Av. Cristo Rei e querem ir para os condomínios devem seguir reto pela avenida e contornarem o quarteirão à direita, até atingirem a Av. Tonico dos Santos e seguirem reto sentido DI III.
Neste caso seria importante que a Rua Dr. Manoel Gonçalves de Abreu tenha sentido único, da direita para a esquerda de quem sai pela Av. Tonico dos Santos.
“O trânsito nestes locais tem aumentado muito e irá crescer ainda mais com a abertura de novos condomínios como Damha III e outros projetados ao longo da Av. Filomena Cartafina”, completou a CDL.


