Por Lúcio Castellano 

O diretor Administrativo-Financeiro, Gilberto Ricardo de Souza, representa a CDL Uberaba no órgão

 

O prefeito Paulo Piau deu nesta segunda-feira (1º) ao Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba. O órgão tem a função de fornecer pareceres e sugestões que melhorem o sistema de transporte de passageiros individual e coletivo, além de discutir a política tarifária para os setores. Também está entre a competência desse conselho, sugerir alterações no sistema de tráfego em vias públicas, ciclo faixas – ciclovias, sinalização, estacionamento, cargas e descargas, coleta de lixo, pontos de taxi, área azul, pontos de embarque e desembarque de passageiros de ônibus. Ou seja, o conselho vai auxiliar o município para maior racionalização e rapidez do transporte individual e coletivo.

Paulo Piau ressaltou que o conselho é também resultado das manifestações de junho de 2013 quando o transporte coletivo foi amplamente discutido por jovens de todo o Brasil, inclusive em Uberaba. “Com esse conselho, esperamos a participação efetiva de todos para melhorar o transporte público como um todo. É um conselho consultivo, mas representativo da sociedade civil organizada”, afirmou.

O prefeito disse ainda que a legislação é para proteger os mais fracos e que isso não impede que as empresas continuem crescendo. Mas a lei não deixa que o poder público crie dificuldades. “O conselho vai ser importante na definição de políticas públicas para o transporte público de nosso município”.

O Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba empossou Claudinei Donizetti Nunes como seu presidente, que já assumiu os trabalhos. Ele reconheceu a participação da Câmara de Vereadores como fundamental para Uberaba ter o seu conselho. “As nossas reuniões serão para ouvir os conselheiros empossados, e vamos trabalhar juntos para melhorar todo o sistema de transporte público”, disse o presidente

Piau salientou ainda que é por meio do conselho que a sociedade estará representada junto aos órgãos públicos e competentes no sentido de garantir às melhorias necessárias ao sistema de trânsito e transporte.

O conselho é composto pelos seguintes membros, sendo eles:

1.    Claudinei Donizetti Nunes – Seplan;

2.    Paulo Humberto Alves – Settrans;

3.    André Ricardo Plácido Cintra - Procuradoria Geral;

4.    Washington Luiz Reusing  - Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba);

5.    Gilberto Ricardo de Souza - CDL (Câmara de  Dirigentes Lojistas);

6.   Rodrigo Aparecido de Oliveira - Transube (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba);

7.    Lutério Antônio Alvez - Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberaba e Região;

8.    Orlando Urbano - Sindicato dos Taxistas, Nivaldo Pereira da Fonseca - Sindicato dos Mototaxistas e Motoboy;

9.    Aldo Cézar de Oliveira - Associação dos Transportadores Escolares;

10. José Tiago de Castro - Associação dos Usuários de Transportes Coletivos Urbanos, Rodoviários, Ferroviários, Táxis, Mototáxis e Aéreos de Uberaba;

11. Antônio Donizetti Ferreira – Associação de Bairros de Uberaba.

A comissão terá como presidente Claudinei Donizetti Nunes, vice-presidente Paulo Humberto Alves e secretário Rodrigo Aparecido Oliveira.

Também compareceram à cerimônia de posse: o secretário de Governo, Wellington Cardoso Ramos; o secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira e a subsecretária de Planejamento, Maria Paula Meneghello.

...

Fonte: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Uberaba

Fotos: Sebastião Santos/Comunicação PMU

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.