Por Lúcio Castellano
Recomendados por seus comandantes Coronel Laércio dos Reis, da 5ª Região da Polícia Militar (RPM), e Tenente-coronel Ademir Ribeiro de Moura, do 4º BPM, os chefes das seções de Planejamento e Operação das duas instituições, Capitão Flávio Jackson Ferreira Santiago e Tenente César Alves, respectivamente, estiveram na tarde desta quinta-feira (22), em visita à CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), para anunciar o início nesta sexta (23) da 'Operação Natalina', em Uberaba, com reforço no policiamento nas ruas da cidade.
O objetivo é prevenir as ocorrências envolvendo furtos e roubos em dezembro. Através da distribuição de material impresso, a Polícia dará dicas para evitar furtos durante as compras de fim de ano, entre outras ações. Com a proximidade do Natal, as ruas ganham mais movimento. Muita gente circulando e disposta a gastar. Segundo a PM, no mês de dezembro, grande parte das ocorrências registradas está relacionada a pequenos furtos envolvendo pessoas e casas.
Na oportunidade, o Capitão Santiago e o Tenente César expuseram: “Reconhecendo a CDL Uberaba como uma parceira da Polícia Militar de Minas Gerais e, sobretudo, no trato com a questão da defesa social, viemos anunciar, oficialmente, ao presidente da entidade, Fúlvio Ferreira, o início, nesta sexta-feira (23), da Operação Natalina. O Estado Maior da Polícia Militar, preocupado com o volume maior de negócios e dinheiro em circulação no mercado, definiu o trabalho que será marcado pela realização de uma série de atividades, para que a nossa comunidade possa estar mais protegida. Teremos o lançamento de um maior efetivo nas ruas , em pontos estratégicos para que o comércio possa ter tranquilidade nas suas ações. Também outras medidas de autoproteção apresentamos à CDL. Exatamente para que haja o fomento da criatividade. Todo ano a gente tem que inovar em alguma coisa. O Coronel Laércio e o Coronel Ademir, comandantes do 5º RPM e do 4º BPM, valorizam muito esse condão que é da inovação de novas operações, novos modelos e novos tipos de monitoramento para que comunidade possa iniciar 2013 com muita tranquilidade. As pessoas precisam também adotar algumas cautelas essenciais, cujas orientações estaremos fazendo chegar à população”.
Ao agradecer a visita dos oficiais da PMMG, o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, ressaltou que a entidade mantém uma verdadeira aliança tanto com o 4º BPM quanto com a 5ª RPM. “O entendimento CDL-PMMG vai além da parceria. As duas instituições contam com oficiais e praças extremamente abnegados. Eles cuidam da nossa segurança. Mas, é fundamental esse estreitamento de relação, para que possamos levar aos nossos associados, para quem trabalha no comércio e os nossos clientes que nós temos a nossa parte também. Nem tudo é com a polícia. Nós temos que fazer a nossa parte, para que toda essa paz social seja mantida. Quanto mais dinheiro na praça, mais risco existe e a Operação Natalina veio justamente para nos ajudar. Mas é importante que o lojista lembre de fazer a lição de casa, com bastante cautela e segurança”, completou Fúlvio.