Fonte: BLOG 4º BPM
A Polícia Militar de Uberaba prendeu dois homens acusados de participarem de arrombamentos em lojas comerciais, ficando conhecidos como “gangue da marcha-ré”. Na manhã desta terça-feira, por volta das 05h45, o Sargento Humberto Tomás da Silva se deslocava para assumir o serviço de coordenador do Copom do 4º BPM, quando foi acionado por populares que relataram que dois indivíduos ocupando um veículo Caravan, cor cinza, placas BHB-3340, estavam arrombando uma loja comercial na avenida Prudente de Morais. Imediatamente, o militar acionou o 190 e repassou as informações. Os integrantes da guarnição militar, comandada pelo Cabo Oziel, se dirigiram para o rastreamento, quando depararam com os ocupantes do veículo na rua Patos, bairro Abadia. Ao receberem determinação de parada, os suspeitos fugiram em alta velocidade por ruas e avenidas, colocando em risco a vida deles e a de terceiros. Contando com o apoio de várias viaturas, coordenadas pelos Tenentes Wolf Luz e César Alves, foi montada a operação de cerco/bloqueio. Durante o acompanhamento, os militares foram informados pelo Copom que o veículo em fuga havia sido furtado durante a madrugada na rua Alaor Prata, 254.
Os autores passaram pelo Centro da cidade e subiram pela rua Jaime Bilharinho, tomando sentido à rua Ricardo Misson, bairro Fabrício. Neste instante, o condutor perdeu o controle direcional do carro vindo a chocar-se em um muro de uma residência, derrubando-o por inteiro juntamente com o portão da casa que pertence ao aposentado José Carlos Fredi, 62 anos. Na sequência, a dupla saiu do veículo danificado e tentou fugir, pulando muros de residências, sendo alcançados pelos militares que participaram da ação. Ao serem dominados, o autor Cláudio Rosa da Silva Junior, 27 anos, resistiu à prisão sendo necessário o uso de força física para domina-lo. O comparsa dele, Fernando Silvia de Paula, 32 anos, não ofereceu resistência.
A dupla confessou o furto do veículo e o arrombamento na loja de eletrônicos, assim como os demais furtos de veículos e arrombamentos registrados em datas anteriores. Revelaram que todos os materiais e objetos furtados eram levados para uma residência à rua Monsenhor Inácio, 246, bairro Abadia, onde eram escondidos embaixo de um tanque de lavar roupas. Os militares se dirigiram à residência do senhor Cláudio Rosa da Silva, pai de um dos autores, que autorizou a entrada dos policiais para averiguação. Foram encontrados vários objetos furtados dos estabelecimentos comerciais. Os militares foram informados que o autor Cláudio estava morando na rua Guia Lopes, 1510, Abadia, com um indivíduo conhecido por “Zé Froid”, que não foi localizado. No interior da casa, também foram encontrados indícios da participação dele nos arrombamentos. Os autores Fernando e Cláudio, que possuem passagens por furto, roubo e uso de drogas, foram presos em flagrante delito e conduzidos para a Regional de Polícia. O veículo furtado foi removido ao pátio credenciado do Detran em Uberaba.