Por Lúcio Castellano - Fonte: Secom/PMU

Presidente Fernando Xavier e o diretor Álvaro Henrique Fabris participaram da reunião

A prefeita Elisa Araújo e sua equipe participaram da reunião da Diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), na noite de segunda-feira (19), para apresentar os projetos em desenvolvimento para a requalificação do Centro de Uberaba. O encontro aconteceu próximo do lançamento do Projeto Cidade Presente – Viva o Centro, do Governo Federal, dentro do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, na próxima segunda-feira (26).
Segundo a prefeita, é preciso união e, por isso, os secretários compartilharam com as entidades os projetos referentes à ocupação do Centro, com uma nova revitalização.
Ela observou que “quando a sociedade está envolvida na construção de um projeto, não há gestor que vá contra ela. Como a nossa proposta é tornar Uberaba grande de novo, vamos avançar juntos nessa revitalização do centro da cidade. Projetos estão prontos, agora é buscar recursos, e isso requer união", afirmou.
A secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, fez um apanhado geral de todos os projetos em andamento que envolvem o Centro. Ela relatou que o projeto "Cidade Presente" visa a revitalização e requalificação da área central da cidade, da praça Rui Barbosa, passando pela rua Artur Machado, avenida Leopoldino de Oliveira, Cine Metrópole e Grande Hotel, Mercado Municipal, Museu de Arte Sacra, Praça Manoel Terra e Geossítio Santa Rita. “Com o projeto, Uberaba foi escolhida pelo Ministério das Cidades para receber consultoria especializada da agência alemã GIZ”, lembrou.
Além disso, a proposta atual busca requalificar parte da avenida Leopoldino de Oliveira, com a padronização de calçadas, substituição das grades do canteiro central por novas configurações paisagísticas verdes, implantação de ciclovias, e ações que visem valorizar essa área, que também será qualificada por meio de outros projetos em andamento, como o projeto “Viva o Centro”, além do projeto de readequação das principais vias da cidade, que vão de encontro à avenida. Junto a isso, também se propõe a substituição das 12 estações do sistema BRT ao longo de toda a sua extensão.
Segundo o secretário adjunto de Defesa Social, Claudinei Nunes, outra proposta é a implantação de dois novos sistemas, Norte e Sul, que correspondem à implantação de corredor de transporte coletivo no formato BRT com estações e faixas preferenciais, estruturado também para receber as linhas interbairros, circulares, radiais, diametrais e alimentadoras, sendo que estes corredores interligarão com as Estações dos corredores Leste/Oeste e Sudoeste.
O Eixo Norte vai do Terminal Oeste, passando nas avenidas Leopoldino de Oliveira, Doutor Fidélis Reis, Doutor Odilon Fernandes e Abel Reis com extensão de 5,71 km até a área proposta para o terminal no loteamento Cássio Rezende. E o Eixo Sul do Terminal Oeste, passando nas avenidas Dom Luiz Maria de Santana, Nenê Sabino e João XXIII com extensão de 14,15 km até a área proposta para o terminal no loteamento Conjunto Margarida Rosa de Azevedo (Volta Grande).
Mudanças na lei de incentivo – Durante o encontro na Aciu, em que os participantes puderam fazer questionamentos à equipe da Prefeitura, a prefeita revelou que está sendo finalizada, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), minuta de projeto que modifica a Lei de Incentivos para atender especialmente os proprietários e investidores que queiram promover a requalificação dos imóveis localizados naquela área. A matéria será amplamente discutida pela área técnica, para que seja feita uma construção conjunta com a sociedade das soluções para melhor ocupação do Centro.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.