O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, representado pelo diretor Ângelo Crema, foi um dos homenageados pela Polícia Militar de Minas Gerais, na categoria “Diploma de Colaborador Benemérito”, entregue pelo Comandante da 5ª Região da Polícia Militar, Coronel Laércio dos Reis Gomes.
Nesta quinta-feira, 09 de junho, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais completou 236 anos de existência. As origens da PMMG remontam ao ano de 1775 com a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, que tinha o objetivo de cumprir missões de natureza militar, através de ações e operações de enfrentamento dos tumultos, insurreições e defesa do território da Capitania e da Pátria, e de natureza policial, na prevenção e repressão de crimes, mantendo em ordem a população, para que o ouro pudesse ser extraído, transportado e exportado para Portugal. Integrou as fileiras do Regimento Regular, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, herói cívico nacional, Mártir da Inconfidência Mineira e Patrono das Polícias Militares do Brasil. Ao completar 236 anos de existência, a PMMG comemora com muito orgulho o privilégio de ser considerada “Patrimônio do Povo Mineiro”.
Em Uberaba, a solenidade de comemoração aconteceu, às 19 horas, no pátio externo do 4º BPM. O evento foi presidido pelo Comandante da 5ª Região da Polícia Militar, Coronel Laércio dos Reis Gomes, acompanhado do Comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Ney Sávio de Oliveira e de autoridades militares e civis. Na ocasião, militares de Uberaba, da região e integrantes do Colégio Tiradentes foram homenageados como “Destaque Profissional”, nas modalidades Administrativa, Operacional e Motorista Padrão. Na solenidade militares da reserva e reformados também foram lembrados pelo trabalho, sacrifício e dedicação na construção da história da gloriosa Corporação de Tiradentes, ocasião em que receberam as medalhas “Coronel Fulgêncio e Dever Cumprido”. Na sequência, a entrega da medalha “Mérito Profissional” que foi entregue para militares que se destacaram em ato de bravura ou ações meritórias. Em outro momento do evento, foi entregue o “Diploma de Colaborador Benemérito” destinado as pessoas ou entidades que tenham contribuído para o aprimoramento e a eficiência da Polícia Militar, no cumprimento da missão de preservação da ordem pública. Um dos momentos mais importantes da solenidade aconteceu com a entrega da “Medalha Alferes Tiradentes” - a mais importante Comenda da Polícia Militar de Minas Gerais. A Medalha se constitui numa reverência ao Protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”. Foram homenageados os militares: Major Eurípedes Nelson Rodrigues; Capitão José Luis da Costa; Tenentes Márcio José Cândido Santos Alves e Marcos César Rodrigues Alves, e Sargento Airton Rodrigues de Morais; também, o Reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Professor-Doutor Virmondes Rodrigues Junior e o Juiz Federal Alexandre Chibante Martins. Ao final da solenidade toda a tropa representativa da Polícia Militar de Minas Gerais desfilou em homenagem ao Comandante Regional, homenageados, autoridades e convidados.
Fonte: Site da 5º CRPM