Por Lúcio Castellano
Ao falar sobre a comemoração nesta quinta-feira (16), o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, destaca que o Dia do Comerciante ”é uma grande e importante data”, ao observar, que, “aliás, é antiga a escolha para homenagear e comemorá-la”.

“A CDL Uberaba tem a honra de saudar todos os comerciantes, em especial aos associados da nossa entidade. E, num momento em que o setor comercial sofre e muito para o funcionamento de seus negócios, diante da pandemia do novo coronavírus”, acrescenta.
Crema, em seguida, lamenta que, diante de restrições para a manutenção das atividades normais, em todo País, empreendedores do comércio e da prestação de serviços etc... “choram para poder abrir as portas de seus estabelecimentos”.
O Dia do Comerciante foi decretado no dia 26 de outubro de 1953, pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, bem antes de muitas outras datas comemorativas aos profissionais das mais variadas classes.
Vale destacar, ainda, que o dia 16 de julho foi instituído como uma homenagem ao comerciante e ao comércio, comemorado no dia em que nasceu Visconde de Cairu – José Silva Lisboa. Figura histórica e político baiano que exerceu grande influência perante o príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, no ano de 1808.