Por Lúcio Castellano - Fonte Secom PMU
Para celebrar o aniversário de 21 anos da Guarda Municipal de Uberaba, uma solenidade com parte do efetivo foi realizada, na noite sexta-feira (13), no Parque Netinho Guaritá - Mirante da Univerdecidade. Presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema foi um dos homenageados no evento

Na ocasião, o superintendente de Defesa Social, tenente Carlos Alberto Barbosa, fez a apresentação do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a entrega de braçais. Na sequência, houve a entrega de Certificados de Honra ao Mérito pelo atuação da GM nas ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19, e a entrega do Certificado “Amigo da Guarda”. O comandante Marcelo Neves destacou a atuação da GM em diversas frentes de ação em Uberaba, como o enfrentamento ao tráfico de drogas, a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Preventiva, fiscalização durante a pandemia de Covid-19, entre outras.
O secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, destacou que ainda há muito a ser feito e que a conduta da GM será pautada em fazer o que precisa ser feito de maneira bem-feita. A representante da Câmara Municipal de Uberaba, a vereadora Lu Faquineli também cumprimentou toda a Guarda Municipal pelo trabalho desempenhado durante essas duas décadas de atuação.
A prefeita Elisa Araújo, vestida com uma farda da GM, encerrou as celebrações, destacando a emoção em sentir a responsabilidade da Guarda e ressaltando o trabalho dos agentes. “Parabéns pelos 21 anos, que a gente possa trazer melhorias e melhores condições para a Guarda sempre, e que os próximos prefeitos e prefeitas continuem valorizando o trabalho da GM, pois são vocês que nos protegem. Muito obrigada pelo trabalho”, agradeceu.
História - Criada em 10 de agosto de 2000, a Guarda Municipal de Uberaba tem o objetivo de cuidar da segurança dos bens, instalações e serviços do Município, bem como para exercer o poder de polícia de trânsito no âmbito municipal. No decorrer de sua história, a Guarda conquistou lugar de destaque na segurança pública, atuando em conjunto com as forças de segurança da União e do Estado, exercendo o seu papel de polícia preventiva, se destacando principalmente nos patrulhamentos preventivos nas escolas, parques, praças, prédios públicos, logradouros públicos, bem como na Patrulha Preventiva Maria da Penha, Patrulha do Silêncio, Policiamento de Trânsito e combate ao tráfico de drogas.
Nestes 21 anos de atuação foram cerca de 264.600 ocorrências atendidas, uma média de 12.600 ocorrências por ano. Em destaque estão os anos de 2020 e 2021, que superaram a média geral. Em 2020, foram 14.833 ocorrências atendidas, enquanto, em 2021, os números são ainda maiores, com 18.683 ocorrências atendidas até 10 de agosto de 2021.