Por Lúcio Castellano

NESTA SEXTA-FEIRA, 15 DE MARÇO, É COMEMORADO O DIA DO CONSUMIDOR

Durante 365 dias por ano, o consumidor deposita toda sua confiança em nosso negócio sabendo que iremos atender suas necessidades, vontades e desejos com excelência.

Aproveite o dia 15 de março para retribuir essas pessoas que são parte da nossa história e nos inspiram a fazer sempre o melhor!

Desde segunda-feira (11), várias ações com foco no Dia do Consumidor estão sendo promovidas pelo comércio uberabense.

Antes somente o dia 15 era lembrado e agora virou uma semana inteira de movimentações com promoções, muito marketing chamativo nas lojas, dos mais variados segmentos, como supermercados, materiais para construção, clínicas e até locadoras de veículos.

“O nosso associado precisa estar ligado a este chamativo que desperta o interesse para vendas”, observa o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier.

De acordo com o dirigente lojista, durante esta semana ocorrem promoções na cidade, em março, começa com o Dia da Mulher que também é bom para os lojistas e o consumidor complementa o mês que antecede a Páscoa. “Diante disse, a orientação da CDL Uberaba é que os nossos associados aproveitem este período, pois de alguma forma ajuda nas vendas”, diz.

Fernando Xavier destaca, por outro lado, a importância dos consumidores valorizarem o comércio local, bem como a área da prestação de serviços e outros segmentos da economia uberabense, embora seja intenso o assédio de produtos com preços menores na internet, na medida em que a cidade oferece a mesma qualidade e podem ser adquiridos de forma presencial.

Dentre as dicas para o associado da entidade, Fernando Xavier inicia com de que as atenções não fiquem restritas ao dia 15 de março (sexta-feira), mas que criadas ações promocionais para o público ao longo da semana, que incluem divulgação da mídia impressa e eletrônica, treinamento de pessoal e estoque, além de vitrines temáticas.

Outra dica ao lojista: selecionar os produtos parados no estoque ou relacionados à sazonalidade do verão (que já estão próximos do fim), para que a mercadoria faça parte das campanhas de desconto. Na loja física, completa Fernando Xavier, é importante verificar a exposição dos produtos nas prateleiras e se os preços das etiquetas correspondem ao preço de venda, além de reforçar o treinamento dos funcionários, orientando-os a oferecer os produtos da promoção e incentivando o pagamento por PIX, e de responder rapidamente aos clientes pelas redes sociais e pelo WhatsApp.

O Dia do Consumidor é uma data relativamente recente e pouco conhecida no varejo físico. Neste sentido, é preciso intensificar a divulgação das ações promocionais que ocorrerão na loja por meio das redes sociais e do WhatsApp, além da fachada da loja.

O idealizador do Dia do Consumidor, o presidente americano John F. Kennedy, deixou claro no discurso de lançamento da comemoração, feito em 1962, que dar voz, proporcionar segurança, oferecer escolha e informação são pilares básicos que devem ser aplicados nas tratativas comerciais. Com o enfoque na proteção do consumidor, o dia 15 de março também celebra a criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) – lei que vigora desde 11 de março de 1991.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.