O presidente da FCDL-MG participou, na manhã desta terça (23/03), de reunião virtual com o governador Romeu Zema, os secretários de saúde, Fábio Baccheretti, e de desenvolvimento econômico, Fernando Passalio, além de representantes das demais entidades do setor produtivo do estado. A pauta foi a situação atual da pandemia em Minas e as medidas econômicas que estão sendo adotadas pelo governo para tentar aliviar as empresas.

Zema ressaltou que o governo tentou ao máximo evitar implementar a onda roxa no estado, pois tem consciência de que o setor produtivo é o mais atingido, mas que a situação da saúde em Minas atingiu o caos. “Estamos acompanhando os indicadores e a situação é extrema. Se não tivermos responsabilidade, isso custará ainda mais vidas. Porém, queremos deixar claro que a onda roxa é uma medida temporária e que nossa preocupação, além de poupar vidas, é salvar empregos e empresas também”, enfatizou.
Nesse sentido, o secretário de desenvolvimento econômico Fernando Passalio citou algumas medidas que o governo estadual vem buscando para tentar aliviar os cofres das empresas. Uma delas é a prorrogação por até 90 dias para o pagamento do Simples, proposta que já está em aprovação junto à secretaria de fazenda. Débitos com a Cemig e a Copasa também poderão ser parcelados pelos empresários. Já o Refis para parcelamento do ICMS, segue aguardando aprovação da Assembleia Legislativa de Minas. “Além disso, estamos adiantados em nossas tratativas com o governo federal com a proposta de suspensão temporária do regime de trabalho.
Passalio citou ainda que a nova fase do Pronampe previa orçamento de R$ 16 bilhões, mas o governo federal aprovou somente R$ 6 milhões. “Não é a notícia que esperávamos, mas continuaremos buscando outras soluções junto ao BDMG”, afirmou o secretário.
Também participaram da reunião os presidentes da ACMinas – José Anchieta; da CDL BH – Marcelo de Souza; da Faemg – Roberto Simões; da Fiemg – Flávio Roscoe; da Fecomércio – Maria Luiza Maia; da Federaminas – Valmir Rodrigues; da Fetrabalho – Geraldo Magela; do Sindloc – Marco Aurélio Nazaré; da Abrasel – Matheus Daniel; do Sistema Ocemg – Ronaldo Scucato; da MinasPetro – Carlos Guimarães.
“O varejo está agonizando”
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra, pediu a Romeu Zema que, se possível, não estenda o período da onda roxa para além da data prevista. “Sabemos que a situação é preocupante, pois estamos falando de vidas. Mas o varejo também está agonizando. Pedimos equilíbrio nas medidas restritivas, para que tanto a saúde da população quanto a economia do estado sejam preservados”, ressaltou.
Sinatra aproveitou a oportunidade para solicitar uma reunião entre o governador e os demais presidentes das CDLs mineiras, no que foi prontamente atendido. O governador deverá agendar o encontro para os próximos dias. “Manter esse canal de diálogo entre o poder público e as entidades é essencial. Os empresários precisam de socorro. As micro e pequenas empresas estão morrendo dia após dia”, finalizou o presidente da FCDL-MG.