Honraria foi entregue neste domingo (21) na cidade histórica de Ouro Preto
Além do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, outras 163 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil receberam, neste domingo (21) a Medalha da Inconfidência. Trata-se da maior comenda concedida anualmente pelo Estado de Minas Gerais desde em 1952, quando foi criada pelo então governador Juscelino Kubistchek. O evento sempre em 21 de abril e é uma homenagem ao inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
José César da Costa, presidente da FCDL-MG foi agraciado na designação Medalha de Honra, que tem ainda outras três designações: Grande Colar, Grande Medalha e Medalha da Inconfidência. “Muito nos alegra que a Federação das CDLs de Minas seja reconhecida em todo o Estado pelo papel que desempenha, o que vem comprovar o sucesso de muitas das ações empreendidas em prol do movimento lojista mineiro. Nossa missão é contribuir para o processo contínuo de aprimoramento das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e varejo como um todo, e isso, consequentemente, implica no desenvolvimento, sobretudo econômico e social das regiões em que estas entidades estão inseridas. Por isso é com grande alegria que recebemos esta condecoração”, afirmou José César da Costa.
A solenidade foi realizada na praça Tiradentes, na cidade história de Ouro Preto, que na oportunidade, tornou-se a capital simbólica de Minas, como nos anos anteriores. Ao final da solenidade, alunos de seis colégios Tiradentes, de Belo Horizonte, Contagem e Vespasiano, participaram carregando as 853 bandeiras de cada um dos municípios mineiros. Os presentes assistiram ainda a uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico, que cantaram a música Oh Minas Gerais e tocaram os hinos.
AGRACIADOS
Entre os agraciados deste domingo estavam ainda a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; a ministra do STF Rosa Maria Weber e os ministros Sebastião Alves dos Reis e Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que receberão a Grande Medalha. Ainda figuraram nessa designação o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, a senadora pelo Rio Grande do Sul Ana Amélia de Lemos e a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Adriene Barbosa.
Fonte: Site FCDL-MG