Por Lúcio Castellano
A gestão de crédito e cobrança pressupõe uma ação coordenada da análise e liberação do crédito, e uma eficiente recuperação de parcelas em atraso
Para ajudar empresas associados ou não à entidade, a driblar a inadimplência, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) realiza até esta quinta-feira, das 19 às 22 horas, a capacitação “Cadastro, crédito e cobrança no controle da inadimplência”, direcionada a empresários e colaboradores que atuem no crediário das empresas. O objetivo do curso é apresentar ferramentas para análise de crédito e prevenção da inadimplência nas vendas a prazo, evitando a falta de pagamento por parte dos clientes.
“Muitos consumidores comprometem demasiadamente a sua renda e sua capacidade de pagamento. Assumem parcelas e, no decorrer das prestações, têm dificuldades para arcar com os compromissos. Por isso, a proposta da capacitação que é a de incentivar os empresários a agirem com prevenção”, disse o vice-presidente da entidade, Orlando Geraldo da Silva, ao fazer a abertura da atividade.
Ministrado pela administradora de empresas Nazli Prata, o conteúdo programático inclui procedimentos para análise de crédito, classificação de clientes para nortear vendas e controle da inadimplência. Para evitar a inadimplência, as empresas precisam tomar alguns cuidados ao realizar vendas a prazo. Na análise de crédito, é fundamental incluir consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) que, em Uberaba, é mantido pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), e não se arriscar ao vender com base no relacionamento de amizade com o cliente, utilizando, a propósito, o método fiado.
“Em períodos de crise a inadimplência sobe”, expôs a instrutora. E explicou: “Vários fatores contribuem para isso, tais como, inflação, desemprego e, nesse ponto, o empreendedor precisa estar bem prevenido, porque, infelizmente, conforme vai subindo a falta de dinheiro das famílias, as pessoas deixam de pagar as empresas e cortam o que não é essencial. Então, o curso é justamente para apontar como estabelecer crédito e como ajudar a empresa a ter uma inadimplência baixa”.
Para trabalhar com nível de inadimplência aceitável, de acordo com Nazli Prata, a empresa tem que ter dos seus clientes um cadastro muito bem feito, além de manter uma pesquisa completa [SPC, Serasa e outros órgãos] para verificar se àquele cliente pode ser dado o limite de crédito solicitado e que o mesmo possa sempre ser uma felicidade tê-lo na loja.
Segundo Nazli Prata, em qualquer negócio o nível de inadimplência aceitável é fixado em 3%. Os bancos, disse, conseguem ficar dentro dessa margem. “Hoje, no entando, muitas empresas estão fora desse patamar”, diz.
Técnicas em negociação
Na próxima semana, por outro lado, entre os dias 28 e 30, sempre das 19h às 22h, um novo curso vai focalizar o tema “Criatividade e técnicas em negociação”, pelo instrutor Antônio José Bregieiro. Vão ser detalhadas as principais estratégicas de vendas adotadas hoje, técnicas avançadas de negociação, criatividade pode ser o diferencial do produto no ponto de venda e cliente oculto. Informações complementares: www.cdluberaba.com.br/cursos2015 e telefones (34) 3319-4403 e 3319-4409.