Por Lúcio Castellano

Depois da posse realizada em 20 de março deste ano, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) realizou nesta terça-feira (26) a sua primeira reunião --em formato itinerante-- na sala de reuniões da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), com a presença de cerca de 30 conselheiros, entre titulares e suplentes.

PRESIDENTES ALINE ALMEIDA (CONPHAU) E FERNANDO XAVIER (CDL)

MAIS IMAGENS NO LINK: CONPHAU FAZ REUNIÃO NA CDL | CDL Uberaba

Ao dar boas-vindas aos presentes o presidente da entidade, Fernando Xavier, que representa a CDL no conselho na condição de titular, cujo suplente é o diretor Álvaro Henrique Fabris, manifestou seu entusiasmo pela entidade estar representada no Conphau e poder receber os demais conselheiros para decidirem importantes questões em pauta.

Também ressaltou a importância do novo modelo de composição do órgão: “Conseguimos a adoção de uma nova legislação, através de decisão acertada tomada pela prefeita Elisa Araújo, a quem parabenizamos por permitir as alterações que se faziam necessárias, além de dar oportunidade, por exemplo, aos empresários, aos proprietários de imóveis e às associações representativas da sociedade civil de poderem atuar nessa modalidade”, acentuou o dirigente lojista.

Fernando Xavier, em seguida, mencionou sua expectativa de sair da primeira reunião com definições que possam “resgatar imóveis inventariados e tombados para conseguir realmente fazer com que o centro da cidade volte a movimentar e crescer”.

A presidente do Conphau, Aline Lima de Almeida, no início da reunião apresentou os membros que compõem a Diretoria do Conphau para o biênio 2024-2026 e que atende à Lei 14.073/2023. Agora, o conselho é formado por representantes do Governo Municipal, da Câmara Municipal de Uberaba; da Sociedade Civil; das Entidades Técnico-Científicas, sendo: Instituições de Ensino Superior, Centro de Pesquisas Científicas e Autarquias com atuação nas áreas do Patrimônio Cultural, e representantes dos proprietários de imóveis inventariados e tombados.

Aline Lima de Almeida considerou muito importante a primeira reunião ser realizada na sua gestão fora da sede da Fundação Cultural. Disse que a maioria das demandas apresentadas são relacionadas à isenção de IPTU, cujos pedidos foram apresentados por proprietários que têm imóveis inventariados e que pedem anualmente da desobrigação. Além disso, dois processos que versam sobre análise de possível desinventariamento. E uma edificação que precisa ser demolida e outra que tem Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e que o Ministério Público carece da manifestação do conselho para poder tomar as medidas cabíveis.

O Conphau já procedeu a abertura das revisões de processos de forma gradativa para que não tenha passivo acumulado. Assim as equipes de historiadores e arquitetos possam fazer os laudos de forma tranquila e segura e com levantamento fotográfico. “À medida que eles forem liberando esses processos, eles vêm pro Conselho encaminhar as decisões cabíveis, amparado por dois órgãos de controle”, finalizou.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.