Por Lúcio Castellano - 22h14

Sebastião Severeiro, Fúlvio Ferreira e Miguel Faria
Para marcar o fechamento da programação de atividades comemorativas pelos 21 anos do CDC (Código do Consumidor), o coordenador do Procon Uberaba, Sebastião Severino, participou da reunião da Diretoria da CDL Uberaba, na noite desta segunda-feira (26). O encontro teve a participação maciça dos diretores da entidade. Vários assuntos foram tratatados. "A CDL é parceira muito importante nos trabalhos de divulgação e de educação para o consumo", diz ele, que recebeu as boas-vindas do presidente Fúlvio Ferreira.
Durante suas explanações, Sebastião Severino alertou os presentes para ficar atentos para o golpe da lista telefônica. "O golpe da lista telefônica está de volta e os comerciantes devem estar atentos para não serem enganados pelos golpistas que ligam simulando a venda de espaço na lista telefônica", diz. Informou que o Procon está de portas abertas para os prejudicados, destacando que o CDC permite a anulação de contratos dessa natureza..
O Procon orienta os empresários a redobrarem os cuidados na hora de fornecer os dados cadastrais da empresa. De acordo com as denúncias, as ligações são feitas, normalmente, por empresas desconhecidas, localizadas em outras cidades do País. Após solicitarem os dados do estabelecimento comercial, como nome, endereço e CNPJ, enviam um fax, pedindo a assinatura e devolução do documento para o emitente. Em seguida, o empresário receberá um boleto de cobrança bancária, mesmo sem ter contratado os serviços.
Portanto, os empresários devem ter muito cuidado ao passar dados pessoais ou da empresa pelo telefone, ou em fazer contratos com empresas de fora. A orientação é para que os funcionários também não transmitam dados cadastrais que devem ser informados para representantes identificados com uniforme, crachá e documentos da empresa onde trabalha.
Casa acolhedora - Em seguida, o diretor do Procon realçou que a CDL "é uma casa que realmente acolhe os interesses da comundiade". Por isso, a visita de cortesia, para falar do CDC que aniversariou no último dia 11. O Procon, este ano, optou por atividades focadas nos diversos públicos e de todas as idades, bem como no contato direto com a sociedade civil organizada, através de diálogo com as entidades representativas, a exemplo da CDL. Sebastião Severino falou sobre a atuação do órgão e que os problemas, em maior número, referem-se a mercadorias com prazo de validade vencido e falta de informações sobre preço em produtos expostos.
Relação estreita - De acordo com Fúlvio Ferreira, "a entidade sempre mantece uma relação muito estreita, positiva e saudavel com o Procon". Disse que a CDL sempre recebe, no caso, o atual coordenador Sebastião Severino, e também que sempre a CDL busca informações pontuais e atualizadas junto ao órgão, para que os associados estejam plenamente informados sobre as exigências do CDC.
CONFIRA MAIS NA GALERIA DE FOTOS