Por Lúcio Castellano
Daniel, Elizabeth, Sebastião, Fúlvio, Ildeu, Iovaldo e Januário

Daniel, Elizabeth, Sebastião, Fúlvio, Ildeu, Iovaldo e Januário

A CDL Uberaba sediou nesta segunda-feira (14), a abertura oficial do programa de atividades que serão realizadas, durante semana, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor (15 de março), por iniciativa da Coordenadoria Municipal do Consumidor (Procon Uberaba) que, na oportunidade, divulgou à imprensa o ranking do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2010.  

O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, em companhia do diretor Ildeu Nunes Moreira; dos conselheiros Januário Marques de Oliveira e Daniel Fabre, e do gerente executivo, Iovaldo Basílio, recepcionou o coordenador geral do Procon Uberaba, Sebastião Severino Rosa e a chefe da seção de Atendimento do órgão, Elizabeth Beatriz Freitas.  

Segundo Fúlvio, o órgão mantém uma sintonia muito grande com a entidade e, por extensão, com os seus associados.  “A nossa alegria é real de ter o Procon aqui conosco, juntamente com a imprensa, como forma de comemorarmos uma data importante das relações de consumo e de respeito para com o consumidor”, diz. Ainda sobre as comemorações do Dia Mundial do Consumidor, ele observou: “É muito válido. Com toda certeza, o quadro mudou muito após a implantação do Código do Consumidor. O comércio lojista e o setor de prestação de serviços, que formam o foco da CDL, passaram a manter uma ligação maior com o cliente e, até mesmo,  estão se aproveitando dessas relações para ficarem ainda mais evoluídas. Um clássico exemplo, é a troca de mercadorias. É uma oportunidade de mostrar a loja. Para fazer uma venda adicional”.

Sebastião Severino Rosa agradeceu a presença de representantes da imprensa e a entidade pela recepção. Explicou que o encontro serviu para passar para a imprensa o programa comemorativo ao Dia Mundial do Consumidor. Destacou que, para este ano, foi mudado o enfoque das ações. “Assim, durante esta semana, será divulgado o balanço das reclamações fundamentadas, ou seja, daquelas empresas que mais deram trabalho ao Procon, isto é,  deixaram de adender às reclamações formuladas pelos consumidores”, diz. Outro foco do programa alusivo à data, ainda conforme o coordenador, é dar atenção especial na orientação do consumo, através de palestras a estudantes dos diversos níveis de ensino. Sexta-feira, dia 18, às 19h, será no anfiteatro da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Paralelamente, o Procon Uberaba vai intensificar a fiscalização, centrada em três frentes: setor bancário, principalmente, para atender à Lei 10.901 que fixa maior segurança, acessibilidade e conforto para o consumidor. Na área de alimentos, serão fiscalizadas as condições das mercadorias, com destaque quanto ao prazo de validade. O terceiro item diz respeito à observância da legislação referente à precificação correta de mercadorias expostas à venda.

De outra parte, a chefe da Seção de Atendimento do Procon Uberaba, Elizabeth Beatriz Freitas, destacou, entre outras coisas, que o comércio lojista e a área de prestação de serviços uberabenses são receptivos e sempre estão prontos para resolver reclamações apresentadas por consumidores, antes delas serem registradas no órgão. “Vão pessoalmente para solucionar reclamações”, concluiu.

RELATÓRIO - No ano de 2010, o Procon Uberaba efetuou 13.252 atendimentos. O primeiro lugar ficou com assuntos financeiros, com 5.732 demandas, perfazendo 43,25%. Na sequência: produtos (3.001 reclamações), serviços essenciais (2.398), serviços privados (1.561), habitação (281), saúde (214) e alimentos (65 problemas).  

DSC04557DSC04560DSC04567DSC04564

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.