Varejo S.A. - Por:

Considerando o rumo que o varejo tem tomado, cada vez mais digital e on-line, as fotos são a primeira impressão que o cliente tem do produto e da marca. Antes, valorizava-se a montagem das vitrines e a apresentação dos corredores; hoje, a foto entrega uma grande parte da experiência que aquele cliente vai viver com a marca. As fotos adquiriram um lugar de extrema importância para o comércio atual.

Uma boa fotografia tem um papel fundamental na venda, pois é através dela que se consegue a retenção do cliente.

“Quanto mais se entrega na foto, em qualidade, posicionamento de marca e afinidade, mais fácil será de o cliente se lembrar de você depois e, na hora de fazer uma escolha, a sua marca é a primeira na mente dele. A foto te permite se conectar com o seu cliente e impactar as suas vendas tanto de forma direta quanto indiretamente”, explica Thamires Gomes, fotógrafa e dona da agência Sunday Slices.

A agência de Thamires trabalha com a fotografia na área gastronômica e ela afirma que no seu setor os gatilhos são mais imediatos.

“A gente fala diretamente com o desejo urgente de cada um. Se aparece na sua tela um hambúrguer suculento, é maior a possibilidade de você querer aquilo para o jantar e escolher dar prioridade para comprar a comida do que escolher comprar uma blusa, por exemplo. A comida nos dá prazer imediato e por isso uma foto que entrega um produto desejável é uma foto que potencializa demais as vendas”.

Os outros setores não são afetados da mesma forma, justamente por serem diferentes. As pessoas estão mais cautelosas e menos espontâneas na hora da compra, e por isso, uma fotografia marcante é importante para criar o desejo e mantê-lo ativo na cabeça das pessoas.

Thamires Gomes: “A foto te permite se conectar com o seu cliente e impactar as suas vendas tanto de forma direta quanto indiretamente” (Foto: Thamires Gomes/Sunday Slices)

A Revista Varejo S.A. separou, com o apoio de Thamires Gomes, algumas dicas para você saber como utilizar as fotografias para potencializar suas vendas. Confira!

1 – Faça uma boa fotografia
É imprescindível para despertar a vontade de compra no cliente que a foto seja atrativa. “Precisamos destacar o produto: consiga uma boa iluminação –preferencialmente, luz natural –; remova do cenário tudo que não deveria estar ali; faça o produto parecer irresistível. Esqueça a existência do Photoshop, faça a fotografia acontecer”, detalha a fotógrafa. “Quando o cliente adquiri algo instagramável, ele vai publicar e ampliar a entrega do seu produto. Então capriche”, acrescenta Thamires.

2 – Cuidado com as expectativas geradas
Se o produto não atender às expectativas do seu cliente, dificilmente, ele irá retornar ao seu negócio. Portanto, na hora da foto, não aumente o seu produto e não altere as cores e a qualidade da imagem. Seja fiel ao que será entregue, mas o lapide da melhor forma possível.

3 – Expanda seu nicho
Sem um trabalho de marketing digital bem feito, você dificilmente vai impactar novas pessoas, diminuindo seu potencial de venda. “É um trabalho de formiga, você todos os dias, pontualmente, vai agregando valor, gerando novas conexões e fazendo os clientes confiarem nas conexões geradas, justamente por ter um conteúdo de valor”, diz Thamires.

As redes sociais são um grande amplificador de resultados, por isso, trabalhar elas de forma constante ajuda a alcançar mais pessoas, escalando o seu potencial de venda.

4 – Não se esqueça do off-line
O trabalho de divulgação através de fotografias não é feito só na internet. Podem ser usados menus, folders, displays de mesas para conseguir conquistar o cliente e, assim, vender seus produtos.