Por Lúcio Castellano
O ano de 2019 começou com sinais de acomodação da inadimplência. Dados apurados pelo Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontaram que mesmo com o crescimento do número de consumidores negativados na comparação anual, o avanço foi menor em janeiro de 2019 ante os últimos meses, alcançando 2,42%. Em Uberaba, no entanto, a quantidade de novos incluídos como devedores nos registros do SPC caiu (-) 15,48%, conforme relatório divulgado nesta terça-feira (19) pelo presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema. Vale destacar, a propósito, que o SPC Uberaba é mantido pela parceria CDL e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).
Já o número de dívidas apresentou recuo de (-) 0,29% no mesmo período, embora o volume de pendências continue crescendo em dois setores específicos: o de bancos, com avanço de 2%, e o de água e luz, com aumento expressivo de 14%. Já os segmentos do comércio e comunicação registraram queda de 7%.
Ainda como conclusão positiva revelada pelo SPC Uberaba é que o cancelamento de registros de negativados no banco de dados aumentou (+) 14,12%, mês passado, em relação ao primeiro mês de 2018. Quanto ao volume de consultas, de acordo com Angelo Crema, os dados quantificados apontaram para estabilidade no comparativo janeiro-19 x janeiro-18
Uberabense bom pagador – Segundo Angelo Crema, Uberaba “é uma cidade de bons pagadores”, ao analisar a apuração dos dados. Observou, ainda, que os associados das duas entidades têm acesso direto ao sistema SPC, que permite a elaborar o relatório mensal das atividades do órgão, em níveis local, estadual e nacional.
Depois de alcançar níveis recordes, estima-se que o país tenha fechado o mês de janeiro com aproximadamente 62,08 milhões de brasileiros negativados, o que representa 40% da população acima dos 18 anos. De acordo com a pesquisa CNDL/SPC Brasil, o consumidor, que agora começa a livrar-se de dívidas atrasadas, deve cuidar para não voltar à inadimplência. Mais da metade dos consumidores entre 30 e 39 anos está inadimplente, em nível nacional.
Metodologia - O indicador de inadimplência do consumidor sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados às quais o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) têm acesso. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação.