Por Lúcio Castellano

Segundo o dirigente lojista, para estar no novo normal, empresa precisa se conectar ao mercado digital

O presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, foi entrevistado nesta quarta-feira (1º), no programa “Papo Franco”, da Rádio nas Nuvens, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão Universitária, da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), via Youtube, conduzido por Júlio Franco, sobre os efeitos da pandemia do coronavírus no comércio local.

Para Crema, 2020 será um “ano perdido” diante da crise sanitária. No entanto, disse ser preciso acreditar “que, com muito trabalho, vamos vencer esse momento”. Desde março, ele integra o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Uberaba, como um dos representantes do segmento produtivo, ao lado do presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), Anderson Cadima.

Crema disse ter havido significativa retração de vendas no comércio ao longo do primeiro semestre. Para ele, por pelo menos três anos, o setor “vai pagar essa conta”. E mais: “Infelizmente, muitos estabelecimentos não vão reabrir, além de demissões e suspensões de postos de trabalho”.

Projetou que as vendas estão em torno de 30% em relação aos níveis da época que antecedeu à pandemia. O comércio de Uberaba funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h.

Para se adequar ao atual momento, a administração da CDL introduziu o trabalho em home office para os colaboradores incluídos no grupo de risco. Os demais, em regime de rodízio, a cada oito dias.

Crema, de outra parte, destacou que a pandemia exigiu que empresas passassem a utilizar ainda mais o mercado digital. “Loja física que não se inserir ao meio virtual, tende a sair do mercado”, diz.

Acompanhe a entrevista completa: 


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