Por Lúcio Castellano  

Os consumidores uberabenses se endividaram mais nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período de 2015, segundo estatísticas do Serviço de Proteção ao Crédito, que apurou um crescimento de 15,15% no número de registros no SPC mantido, em parceria, pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

Se por um lado houve incremento na quantidade de registros, por outro, conforme divulgado nesta terça-feira (14/6) pelo presidente da CDL Uberaba, Fulvio Ferreira, foi registrado um volume maior de consumidores que pagaram débitos (+13,66%), no período janeiro a junho.

Ao comentar esses resultados próximos entre consumidores incluídos e consumidores excluídos do SPC, Fulvio considerou como um “momento cíclico, onde as pessoas enfrentaram dificuldades, mas nos dois, três meses seguintes, já recuperaram seus nomes, indo até às lojas para quitar suas dívidas e voltaram a ser adimplentes”.

De outra parte, conforme o dirigente lojista, o frio em Uberaba, nos últimos dias, fez com que o comércio registrasse um ligeiro incremento nas vendas de cobertores, edredons, calçados, casacos, meias e outros artigos de inverno. Fulvio observou que a que queda da temperatura chegou em boa hora, vindo para somar e alavancar as vendas de alguns segmentos do comércio lojista. Apesar da atual conjuntura econômica, ainda segundo ele, os comerciantes estão confiantes.

O presidente da CDL, em seguida, manifestou sua expectativa em relação às duas próximas datas sazonais. Dia dos Avós, em julho, e Dia dos Pais, em agosto. “Vale a pena lembrar para que os comerciantes usem as redes sociais  e seus demais canais de divulgação (rádio, televisão e jornal), bem como através de vitrines e cartazes para atrair o cliente, como forma de fomentar essas comemorações muito importantes para o varejo. Todo tipo de promoção para promover o negócio é extremamente importante”, finalizou Fulvio.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.