Por Lúcio Castellano
O ato de encantar e fidelizar os clientes é um dos desafios para as empresas nos dias de hoje; por isso, a importância da capacitação oferecida pelo Sindicomércio Uberaba, Senac e CDL
Abordar e ensinar técnicas e ações que contribuam para a criação de vínculos de fidelidade e lealdade entre clientes e marcas/empresas, bem como valorizar o relacionamento e superando expectativas. Com esse objetivo a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) promoveu nesta terça-feira (22), em parceria com o Senac e o Sindicomércio Uberaba, o curso: Natal de Ouro – segunda parte – Encante seus clientes, ministrado pela instrutora Patrícia Melo.
Com todas as vagas preenchidas, o evento realizado na sede social da CDL contou com a forte presença de associados e seus colaboradores, que receberam orientações e dicas sobre como tornar a venda um diferencial e garantir a fidelização do cliente, em especial durante o período natalino.
“Natal, uma oportunidade para elevar as vendas e estratégias para encantar os clientes no momento das compras”, assim a palestrante conduziu o tema, mostrando que a forma de iniciar a venda é a mais importante de todo o processo de atendimento, se mal feita, a venda não ocorrerá. “Cliente satisfeito compra mais e as formas de atrair o comprador e fechar com excelência a venda no atendimento”, observou Patrícia Melo, ao enumerar algumas dicas apresentadas no curso.
Como encantar
Para começar, evite frases já desgastadas, como “Posso ajudá-lo?” pois o percentual de clientes que realmente só está olhando é muito pequeno, todos têm, no fundo, uma intenção de compra. A finalidade de uma boa abordagem é evitar que se estabeleça apenas um relacionamento comercial, ao invés de um relacionamento pessoal, que funciona melhor, quebrando a resistência natural em relação aos vendedores. Atitudes como um simples bom dia, seja bem-vindo ou perguntar o nome do cliente, são ótimas opções para iniciar um diálogo e evoluir para uma boa venda ou uma futura venda, pois quando é bem tratado, voltará. A regra é: encante seu cliente, ofereça o que ele busca, seja honesto e jamais o avalie pela aparência, todos merecem o melhor tratamento sempre!