Por Lúcio Castellano

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais), através do Projeto de Desenvolvimento do Comércio de Uberaba, em parceria com a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), promove,  desta quarta-feira (28) até o dia 02 de dezembro, missão técnica empresarial com 24 participantes do projeto. Segundo a gestora do projeto, Andrea Marques Lima, a viagem tem por finalidade conhecer em detalhes o Natal Luz, implantado na cidade de Gramado (RS), referência nacional em decoração natalina.

Cabe assinalar que o objetivo do Sebrae com o Projeto de Desenvolvimento do Comércio é aumentar a atratividade do comércio varejista de bens e serviços na busca de soluções locais com características que apontem para uma intervenção que aumente a competitividade local, valorizando a cultura histórica da cidade.

“Vamos conhecer a história de sucesso do Natal Luz, incluindo o funcionamento da Associação da Comunidade criada para participar desse projeto. Além disso, teremos uma série de reuniões, com a presença de responsáveis pela gestão do turismo. É uma missão técnica para nós estarmos conhecendo esse novo modelo e, quem sabe, no futuro, estarmos trazendo algumas ideias para Uberaba”, observa Andrea Marques.

Quanto ao encaminhamento dos resultados colhidos, a gestora do Sebrae destaca que o grupo participante caminha muito bem nessa ideia da decoração natalina.  A propósito, o grupo de empreendedores, das áreas do comércio e de serviços, já está criando o Grupo Bom à Bessa, que deverá buscar apoio junto ao novo governo municipal, para trazer essas ideias para Uberaba.

O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, também integra a missão empresarial. Lembra que a viagem faz parte do projeto do Sebrae e da CDL Uberaba, construído em 2010, no qual empresários de setores diversificados  vêm trabalhando diversas ações para a melhoria do comércio uberabense. Fúlvio explica: “Essas preocupações incluem atendimento, layout de loja, gestão financeira e administrativa. Essa missão é, exatamente, para conhecer  o que o Brasil tem de mais bonito e de mais organizado, ou seja, a decoração natalina da cidade de Gramado.  No que depender do comércio, dos lojistas e da CDL, num futuro muito próximo, nós vamos ter uma decoração em Uberaba muito bonita. Tem tudo para ser referência regional e atrair pessoas para virem conhecer  o nosso Natal de luzes e, na consequência, comprar nas nossas lojas”.

Fúlvio disse que, pelas conversas antes das eleições o deputado federal e prefeito eleito de Uberaba, Paulo Piau, demonstrou  estar muito sensível a questões do nosso setor, desde a segurança, organização do trânsito, limpeza de vias públicas e, também, decoração de Natal.

O Natal Luz de Gramado - Através de uma sugestão da Comissão Organizadora da 12ª Festa das Hortênsias, em dezembro de 1986, criou-se, por ocasião do Natal, um passeio pela principal avenida de Gramado, no interior do Rio Grande do Sul. Diversos corais levando nas mãos velas acesas e entoando cânticos natalinos numa caminhada com a participação da comunidade e culminando na Praça da Igreja Matriz, onde a Orquestra Sinfônica, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, de Porto Alegre já aguardava para dar início a um grande concerto com músicas clássicas e natalinas, num espetáculo de muita luz e emoção. Nascia assim o Natal Luz.  A 27ª edição do Natal Luz, em 2012, apresenta um novo formato e conta com mais de 600 atrações, tendo como principais os três grandes espetáculos Fantástica Fábrica de Natal, Grande Desfile de Natal e Nativitaten. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.