Por Lúcio Castellano

O Sebrae Regional Triângulo e a CDL Uberaba promoveram na noite desta segunda-feira (30) a palestra "Empreendedor - Pare! Não Carregue o piano. Seja o pianista", que foi proferida pelo escritor e consultor empresarial, Valtenomem Coelho dos Santos, que tem como referência sua obra de mesmo título, fruto de 35 anos de experiência como gestor, professor e consultor empresarial.

Valternomem falou sobre a importância de uma gestão eficaz para o desenvolvimento das empresas e ressaltou que a empresa não pode ser causadora de angústias, ansiedade e sofrimentos, mas o instrumento pelo qual o empresário realiza o seu projeto de vida, seus ideais de liberdade, independência e o meio para servir a comunidade a que pertence, tendo sido esta crença a principal motivação para elaboração de uma proposta de modelos de gestão que transformem a empresa em fonte de orgulho, prazer e felicidade para todos aqueles que dela participam.

O currículo do palestrante começa pela tradicional Escola de Minas de Ouro Preto, onde graduou-se em Engenharia Metalúrgica, no período 1961– 65. Seguem-se: Pós Graduação em Engenharia Econômica pela PUC/MG 1ª turma ano 1966. Professor Estatística, Economia e Administração na Escola de Minas de Ouro Preto, na PUC/MG, da Fundação João Pinheiro/MG. Engenheiro do Banco Desenvolvimento de MG, Diretor Fundação João Pinheiro, Fundador e 1º Presidente SEBRAE/MG; 1º presidente Executivo SEBRAE Nacional; criador da expressão microempresa; 1º Conselho Curador Fundação Dom Cabral; por várias vezes paraninfo turmas engenharia PUC/MG e pós graduação Fundação João Pinheiro; autor do livro Pare Não Carregue o Piano Seja o Pianista em 2ª edição; diretor entidades de classe; produtor rural; industrial área de cerâmica e de construção civil. Palestrante e consultor de empresas na área gerencial por mais de 40 anos.

Nas comemorações dos 40 anos do Sebrae, Valterômem fez o seguinte depoimento:

“O desejo de demonstrar para a sociedade a importância das pequenas e médias empresas e o papel insubstituível por elas desempenhado na promoção do desenvolvimento, com maior justiça social, e tendo uma boa-nova para anunciar, representada pela criação do Cebrae e do Ceag, é que me levou a dedicar a maior parte dos meus esforços no Ceag à realização de uma verdadeira peregrinação por todo o Estado, fazendo palestras nos mais diferentes fóruns. Devo reconhecer que sempre foi o desejo de nossa equipe que toda a sociedade fosse contagiada para entender os negócios de menor porte como um de seus mais importantes patrimônios. Nesse processo, foi absolutamente fundamental o apoio recebido das entidades de classe, da indústria, do comércio e serviços, da agricultura, das categorias profissionais e das universidades.” (Valternômem Coelho dos Santos, Primeiro Presidente do CEAG-MG).

Acompanhado da mulher Sra. Maria da Graça, à qual intitula como sua secretária há mais de 40 anos, Valterômem foi saudado pelo presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria e pelo gerente regional do Sebrae, Marden Márcio Magalhães.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.