Programa Minas Franquia foi lançado terça-feira (16) com a abertura de dez vagas para empreendedores interessados pelo modelo de franchising

NO LINK, MAIS IMAGENS DO EVENTO: SEBRAE E CDL UBERABA LANÇAM O PROGRAMA MINAS FRANQUIA | CDL Uberaba

O Sebrae Minas, em parceria com a CDL Uberaba, lançou na noite desta terça-feira (16), no Triângulo Mineiro, o Programa Minas Franquia. Este programa representa a forma como órgão viabiliza a expansão de micro e pequenas empresas em todo Estado de Minas Gerais pelo modelo de franchising.

Evento realizado no auditório da CDL que ficou lotado de empreendedores associados à entidade lojista. Abertura feita pelo presidente da CDL, Fernando Xavier, e pela analista técnica do Sebrae Kariny Vasques. Na oportunidade também foi ministrada palestra com o tema “Encontre meios para escalar o seu negócio”, por Daniel Bertasso, sócio fundador da Cubo Consultoria.

Em sua explanação, a analista Kariny Vasques destacou, inicialmente, que, em 2023, o crescimento do mercado de franchising foi 14% maior que em 2022 e foi maior da série histórica, desde 2019. “Isso indica que o mercado de franquias não só recuperou plenamente do período da pandemia, como também mostra sinais claros de crescimento”, diz.

Outro dado relevante apresentado pela analista do Sebrae é quanto ao impacto do franchising na economia: “É significativo, pois cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos”. Enquanto dados da ABF, para este ano espera-se um aumento de 10% de faturamento, 5% de aumento em relação ao número de redes, 5,5% de aumento de operações e incremento de 5,5% dos empregos gerados por franchising.

A formatação de franquia engloba: definir o modelo de negócios, fazer projeções financeiras, definir taxa de franquia, definir royalties, criar os manuais de franquia, criar processos padronizados, definir documentação jurídica, elaborar contrato e pré-contrato de franquia, elaborar COF e o plano de expansão.

“Hoje é um dia muito feliz para nós da CDL, com o início efetivo de uma nova parceria com o Sebrae. Através do Programa Minas Franquia, convidamos nossos associados e os demais empresários da cidade para que conheçam o processo de franquias e, amanhã, possam ser franqueadores”, disse o presidente da CDL Uberaba, Fernando Xavier. O dirigente lojista, em seguida, manifestou a preferência muito mais que empresas locais sejam franqueadoras para fora àquelas que vêm de fora para dentro do mercado uberabense.

Como parte da programação, o palestrante Daniel Bertasso apresentou fórmula de encontrar os meios para escalar um negócio. Falou de todo o processo para que o empreendedor consiga alcançar o objetivo final que é de crescer o seu empreendimento. “O Minas Franquia é um grande programa para os associados da CDL de Uberaba e uma das melhores formas hoje para encapsular toda essa fórmula e levar a sua marca para o mundo”, diz.

O principal segredo, segundo Daniel Bertsasso, “é olhar se você está escalando lucro ou prejuízo. Porque no final das contas, crescer e vender muito pode vir acompanhado de uma armadilha, que é estar numa escala também de prejuízo. Ter o controle dos números do negócio é muito importante. E isso o Minas Franquia, tenho certeza, consegue ajudar o empreendedor a alcançar resultados positivos no seu negócio”.

Por fim, o diretor da empresa Siga Saúde, Paulo Bosco, apresentou o novo plano de saúde parceiro da CDL e que já começou a ser comercializado junto aos associados da entidade. Trata-se do Usisaúde, operadora com 30 anos de atuação no mercado e que faz parte da Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas. Oferece uma rede ampla médica, laboratorial, hospitais em Uberaba e atendimento nacional de urgência e emergência.