Sebrae solenidade

Estímulo ao empreendedorismo e promoção da competitividade são alguns dos pilares de atuação da instituição  O Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais (Sebrae- MG), completa nesta quarta-feira (11) mais um ano de história e atuação em prol dos micro e pequenos empresários mineiros.  Uma entidade com tão nobre missão cuja  trajetória é alicerçada no empreendedorismo, criatividade e inovação. São quatro décadas de desafios, mas igualmente de muitas conquistas, e a prova de que as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento econômico, social e sustentável do país.

A cerimônia de comemoração pela data foi realizada nesta terça-feira (10) no Sesc Palladium, localizado na região central da capital mineira. Cerca de mil participantes compareceram à solenidade que, além da diretoria, presidentes, ex-presidentes e colaboradores da instituição, contou com a participação de autoridades, parlamentares e empresários mineiros.

Em seu pronunciamento, o atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Lázaro Luis Gonzaga destacou a importância da instituição que deve ser vista como “um patrimônio brasileiro, com destaque para a atuação no Estado de Minas Gerais”.  O presidente também destacou em seu discurso, a filosofia da sustentabilidade, adotada com uma prioridade da entidade que vem se mostrando pioneira na orientação das micro e pequenas empresas também neste quesito.

Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Roberto Simões, mediante a impossibilidade de comparecimento ao evento, deixou sua mensagem aos presentes. Em sua avaliação, o Sebrae Minas  tem sido um importante agente de desenvolvimento contribuindo para a construção de um Estado mais competitivo, sustentável e socialmente mais justo. “A instituição é um exemplo de dinamismo, agilidade e inovação o que a tem levado a resultados consagradores. A diretoria e os funcionários altamente preparados têm garantido o prestígio e a credibilidade à instituição”.

O primeiro presidente do Sebrae, que à época ainda era Centro de Assistência Gerencial de Minas Gerais (Ceag), Valternômem Coelho dos Santos, enfatizou a importância da entidade para o desenvolvimento do Estado, bem como o papel das micro e pequenas empresas neste cenário. “Estamos tratando de um bem muito especial e insubstituível para a sociedade que são as micro e pequenas empresas. Temos que proteger este patrimônio extraordinário, e sempre entendi o Sebrae como o antidoto, a vacina contra esse mal que é a mortalidade dessas empresas”, ponderou.

Na sequência foi a vez do diretor superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, se pronunciar. Ele que também iniciou sua carreira profissional no Sebrae em 1986, quando a instituição era Ceag, revelou que à sua época as MPEs já exerciam papel fundamental para o desenvolvimento do país e destacou a importância do Sebrae nesse cenário. “Nesses 40 anos o Sebrae Minas construiu uma história de sucesso cumprindo sua visão de futuro de se consolidar como uma instituição referência em soluções de gestão para as micro e pequenas empresas”, pontuou Afonso.

Na avaliação do superintendente, a instituição é reconhecida como uma “competente e eficaz agência de promoção do desenvolvimento”, cuja atribuição é proporcionar o crescimento do Estado mineiro, melhorando seus indicadores sociais e de sustentabilidade. Ainda de acordo com Afonso Rocha, o Sebrae Minas consolida, a cada ano, sua capilaridade:  “estamos hoje em oito regionais e 52 micro regiões. Temos compromisso com a melhoria dos indicadores sociais onde atuamos. Nossa carteira de projetos hoje compreende 311 iniciativas em praticamente todos os segmentos econômicos do Estado, nossa intenção é que cada grupo de empresas diretamente atendido, sirva de exemplo e inspiração para outros. Somos a voz das MPEs garantindo apoio ao segmento que mais gera renda no país”, garantiu.

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, por sua vez, destacou, o ambiente favorável de negócios e investimentos no Estado, que proporcionam abertura, desenvolvimento de empresas e geração de empregos. “Graças ao trabalho dos empresários, dos trabalhadores, da sociedade civil, com a participação do governo e das entidades, conseguimos superar obstáculos. Vivemos em um ambiente negocial muito propício em Minas Gerais”, afirmou. O governador destacou ainda as parcerias que o Governo de Minas tem com o Sebrae-MG em vários programas, um trabalho que envolve investimentos de R$ 38 milhões.

“Como exemplo, cito o Plug Minas. Nós temos lá milhares de alunos do ensino médio da rede pública estadual, dedicados a diversas atividades de inclusão digital, conhecimento, e técnicas de qualificação. Entre elas, com o Sebrae-MG, temos ações visando despertar o empreendedorismo”, pontuou Anastasia.

“A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), enquanto entidade de classe e grande parceira do Sebrae MG, parabeniza a instituição por seus 40 anos de trajetória. A Federação se orgulha em fazer parte da história de uma instituição com tão nobre missão. Este é grande momento e, além de muito sucesso, desejamos continuar tendo o Sebrae Minas como um de nossos grandes parceiros”, destaca José César da Costa, presidente da FCDL-MG.

Como parte da programação prevista, ao final, os participantes conferiram um show com a cantora Paula Santoro, Lô Borges, Flávio Venturini e Túlio Mourão.

Fúlvio Ferreira, presidente CDL Uberaba; Manoel Rodrigues. presidente ACIU; Lázaro Luiz Gonzaga, presidente Conselho Deliberativo do Sebrae Minas; Marden Márcio Magalhães, gerente Regional Triângulo; Afonso Maria Rocha, superintendente Sebrae Minas, e Raelson Batista, da Unimed Uberaba

Fúlvio Ferreira, presidente CDL Uberaba; Manoel Rodrigues. presidente ACIU; Lázaro Luiz Gonzaga, presidente Conselho Deliberativo do Sebrae Minas; Marden Márcio Magalhães, gerente Regional Triângulo; Afonso Maria Rocha, superintendente Sebrae Minas, e Raelson Batista, da Unimed Uberaba

Fonte: Site FCDL-MG

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.