Por Lúcio Castellano

20130422_095652No período de 21 a 28 de abril, um grupo de empresários de Uberaba visita empresas da cidade americana de Miami que é um centro nervoso do comércio varejista mundial. Eles participam há quatro anos do Projeto Desenvolvimento do Comércio e Serviço de Uberaba. Foram aos Estados Unidos para conhecer as atividades do varejo local. Na foto, o inicio das visitas técnicas, na manhã desta segunda-feira.

A missão técnica é uma iniciativa entre CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sindicomércio Uberaba (Sindicato do  Comércio Varejista), com apoio do Sebrae Minas e vem sendo encarada pelos empresários como uma ferramenta importante de atualização dos empreendimentos.

No grupo de 18 pessoas [com atuação em diversos setores empresariais] estão o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria e Andrea Marques Lima, Gestora Local do Projeto no Sebrae em Uberaba, diretores da CDL Uberaba que participam do projeto. A delegação tem, ainda, a companhia do consultor credenciado Maurício Mansur. Além de Miguel, seis outros diretores da entidade integram a missão, bem como representante da CDL de Patos de Minas.

Além das visitas diárias a centros comerciais, shopping-centers e lojas, todas previamente agendadas pelo consultor, o grupo participa de workshops de avaliação e processamento das informações captadas nas visitas.

Andrea Marques Lima diz que serão visitadas lojas de diversos segmentos, com a observação de vários pontos, como o auto-serviço – uma tendência forte, aspectos das vitrines, como iluminação e distribuição dos produtos, e questões ligadas ao gerenciamento, muitos deles destacados pelo consultor. O fato do grupo ser bastante heterogêneo – de diversos segmentos do varejo – tornará a missão ainda mais proveitosa.

“Cada um terá uma percepção diferente do que será observado e a troca dessas experiências, durante o workshop, tornará o trabalho bastante enriquecedor”, observa a Gestora Local do Sebrae. E acentua: "Os empresários perceberão ainda durante a missão que muitas mudanças podem ser implementadas nos seus negócios em curto prazo e sem grandes investimentos. Eles voltam com uma nova concepção do negócio”.

Miguel Faria, por sua vez, destaca como muito importante a iniciativa. "Vamos trazer novidades para o nosso comércio, diante dessa oportunidade que temos de conhecer as inovações e tendências do mercado internacional. Poderemos, inclusive, implementar algumas ações em nossa cidade. A experiência do shopping a céu aberto, poderá ser um dos exemplos", finaliza.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.